3 de agosto de 2013

Huang Long, O Dragão Amarelo

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia chinesa, Huang Long (Dragão Amarelo), é um dragão sem chifres, que uma vez surgiu a partir do rio Luo e presenteou o lendário imperador Fu Xi com os elementos da escrita. Segundo a lenda, quando ele apareceu à Fu Xi, ele  preencheu um buraco no céu, que foi feito pelo monstro Gong Gong. Dizem que o seu acordar, dormir e respirar determinam o dia, a noite, a estação e o clima. 

Na cultura da Ásia Oriental, as vezes aparece como a quinta besta guardiã do Si Xiang. Esta deidade é o guardião do centro e representa o elemento terra, a quintessência chinesa, bem como a mudança das estações do ano. Sua virtude é a benevolência. Ele não aparece na mitologia japonesa: o quinto elemento no sistema elemental japonês é vazio, então não pode ser representado por uma besta divina. No entanto, o Kouryu (dragão amarelo que representa o Imperador do Japão) é considerado seu homólogo japonês, e é dito ser o filho do universo, possuidor da proteção divina dos deuses. 


O legendário Imperador Amarelo foi dito ter se transformado em um dragão que se assemelhava ao seu emblema e ascendeu ao céu. Desde que os chineses consideram que ele seja o seu ancestral, eles às vezes se referem a si mesmos como "filhos do dragão". Esta lenda contribuiu também para o uso do dragão chinês como um símbolo do poder imperial.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

5 comentários:

  1. Muito bom, poderia só arrumar o Blog.
    A imagem titulo ta grande, as letras do titulo da postagem estão enormes.
    Não leve a mal. É apenas um conselho.
    Sem mais, gostei demais do blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões. O tamanho do banner e dos títulos não me parecem tão ruins assim, exceto quando o título da postagem é extenso. Não são coisas que considero mudar tão cedo. Espero que não seja um problema para vc e para os demais curtidores do blog, pois nos dedicamos bastante para trazer o melhor conteúdo para vocês.

      Excluir
  2. blog ótimo. estou sempre votando e acompanhando. você s pretendem arrumar seu material anual em pdf?

    ResponderExcluir
  3. Caras adorei o blog. Continuem!

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby