Image Map

15 de agosto de 2013

Chonchón

۞ ADM Sleipnir


O Chonchón, (ou chuncho, quilquil e tué-tué) é uma criatura da mitologia mapuche, e mais tarde também presente no folclore popular do Chile e no sul da Argentina. Acredita-se que seu mito tenha influenciado outros mitos sobre aves fantásticas e agourentas do Chile.

A Lenda

Chonchón é a transformação mágica dos poderosos Kalkus (feiticeiros ou bruxas mapuche), que conhecem o segredo para se transformarem nessa temida criatura. O Kalku pode se transformar em um Chonchón ao ungir sua garganta com um creme mágico, que fará a sua cabeça deixar  o resto do corpo, e se converter nessa criatura.


Chonchón tem a forma de uma cabeça humana com penas e garras, e suas orelhas, que são extremamente grandes, servem como asas para voar pelas noites sem lua. Chonchóns devem ser dotados de todos os poderes mágicos dos kalkus e só podem ser vistos por outras kalkus, ou pelas machi, a contraparte benigna dos kalkus.

Um Chonchón é conhecido por seu grito de "tué tué tué" durante seus vôos. O Chonchón é considerado um pássaro mítico que anuncia a má sorte, e são a forma que os Kalkus usam para realizar com facilidade suas atividades iníquas.

O Chonchón ataca os doentes e idosos nas noites sem lua. Também costuma atacar pessoas enquanto elas vagueiam pelas florestas durante a noite. Ele as derruba e dilacera suas gargantas e se alimenta de seu sangue. Eles só podem ser mortos pelas machi, que usam de suas magias e seus espíritos familiares para eliminar esse maligno monstro.

Influências na Cultura Moderna

Chonchón aparece nos jogos Castlevania: Symphony of the Night e Terranigma como um inimigo comum. É notável por suas grandes orelhas. (Na tradução original em inglês de Castlevania: Symphony of the Night, é conhecido como a Bitterfly).

Além disso, o MMORPG Ragnarok Online contém um inimigo, que é chamado de "Chonchon", mas em nada se assemelha a criatura mitológica, em vez disso ele possui a forma de uma grande mosca.



NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:

  1. Existe um digimon chamado DemiDevimon que se parece com esse mito, deve ser coincidência, mas de qualquer forma são parecidos.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby