9 de agosto de 2013

Aatxe

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia basca, o Aatxe é um demoníaco espírito metamórfico, que geralmente toma a forma de um touro vermelho-fogo ou de um jovem. O Aatxe é identificado às vezes com outra figura basca conhecida como Etsai. Ele também é identificado com a deusa Mari e possivelmente uma manifestação de sua vontade, embora ele provavelmente seja apenas um executor a parte. A deusa Mari é dita ser rápida para punir aqueles que mentem ou enganam, e o Aatxe é enviado contra essas pessoas.


O Aatxe vem do mundo subterrâneo de Euskal Herria (nome dado à região histórico-cultural em que residem os bascos). Ele assombra as cavernas e desfiladeiros das montanhas dos Pirenéus, saindo à noite, especialmente durante tempestades, para atacar e punir criminosos. Ele também protege as pessoas, fazendo-as ficarem em casa quando há algum perigo iminente.

Existe uma canção das antigas bruxas bascas cujo um trecho diz "Yaun Gorril, Yaun Gorril" ("Rei Vermelho, Rei Vermelho") e acredita-se que esse trecho faça referencia ao Aatxe, mostrando que ele é um figura importante na mitologias basca e seu panteão.

Outros nomes pelos quais o Aatxe é conhecido são: Aatxegorri, Aatxegori, Beigorri, Txaalgorri e Zezengorri.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Creio que seja "perigo IMINENTE" e não "eminente".
    Eminente quer dizer notável, ilustre, alto, elevado.
    Iminente, como dito anteriormente, expressa algo que vai ocorrer em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por reparar, estarei corrigindo o texto.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby