Image Map

9 de agosto de 2013

Aatxe

۞ ADM Sleipnir


Aatxe (também conhecido como Aatxegorri, Aatxegori, Beigorri, Txaalgorri e Zezengorri) é um demoníaco espírito metamórfico pertencente à mitologia basca. Geralmente toma a forma de um touro vermelho-fogo ou de um jovem. O Aatxe é identificado às vezes com outra figura basca conhecida como Etsai. Ele também é identificado com a deusa Mari e possivelmente uma manifestação de sua vontade, embora ele provavelmente seja apenas um executor a parte. A deusa Mari é dita ser rápida para punir aqueles que mentem ou enganam, e o Aatxe é enviado contra essas pessoas.


O Aatxe vem do mundo subterrâneo de Euskal Herria (nome dado à região histórico-cultural em que residem os bascos). Ele assombra as cavernas e desfiladeiros das montanhas dos Pirenéus, saindo à noite, especialmente durante tempestades, para atacar e punir criminosos. Ele também protege as pessoas, fazendo-as ficarem em casa quando há algum perigo iminente.

Existe uma canção das antigas bruxas bascas cujo um trecho diz "Yaun Gorril, Yaun Gorril" ("Rei Vermelho, Rei Vermelho") e acredita-se que esse trecho faça referencia ao Aatxe, mostrando que ele é um figura importante na mitologias basca e seu panteão.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Creio que seja "perigo IMINENTE" e não "eminente".
    Eminente quer dizer notável, ilustre, alto, elevado.
    Iminente, como dito anteriormente, expressa algo que vai ocorrer em breve.

    ResponderExcluir
  2. Em vez de outros eu colocaria como mitologia espanhola pois a língua Basca é falado na Espanha e na França eu to tentando ajudar o máximo possível de folclore e outras mitologia te dando ideias de onde poderia colocar e também trazer novas categorias

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby