Image Map

28 de dezembro de 2013

Argos Panoptes

۞ ADM Sleipnir

Arte de Cat Finnie

Argos Panoptes (grego Αργος Πανοπτης, onde Panoptes significa "o que tudo vê") era um gigante de cem olhos, que viveu na região da Árgolida, no Peloponeso. Um servo fiel da deusa Hera, Argos era também um excelente pastor, e quando dormia, mantinha 50 de seus olhos abertos, mantendo-os vigiando o seu rebanho. Ele também possuía uma força sobre-humana, e segundo o poeta Apolodoro, foi o responsável pela morte de Equidna enquanto a mesma dormia.

 

Uma vez, quando Zeus foi encontrar com a ninfa Io, sua esposa Hera chegou ao local. O deus rapidamente transformou sua amante em uma novilha branca, mas a deusa não foi enganada. Ela exigiu o animal como um presente e colocou Argos Panoptes para fazer a guarda da novilha.

Zeus então enviou Hermes para resgatar clandestinamente sua amante. O deus primeiro tentou acalmar o gigante, tentando fazê-lo dormir com sua música, e assim que Argos adormeceu, Hermes o matou arrancando-lhe a cabeça com uma espada. Foi a partir deste esforço que Hermes ganhou seu título familiarizado, Argeiphontes (literalmente "o matador de Argos"). Hera recompensou Argos por seus serviços, colocando seus cem olhos na cauda de seu pássaro sagrado, o pavão.

Arte de ssnapey22
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Gostaria que descobrissem quem eram os pais de Argos Panoptes , se era Tartaro e Gaia ou outros deuses ... De onde ele apareceu, como vivia ,etc ... Essas coisas , obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a obra Dionisíaca do poeta grego Nono, Argos é filho de Gaia.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby