29 de julho de 2013

Ortros

#ADM Sleipnir

Na mitologia grega, Ortros ou Ortro (grego: Ὄρθρος; Ὄρθος) era um cão de duas cabeças e cauda de serpente, irmão de Cérbero, ambos gerados pelos monstros Tifão e Equidna.

Ortros era o cão de guarda do gigante de três corpos, Gerião. Ele e seu mestre, Euritião, eram encarregados ​​de guardar o rebanho de gado vermelho de Gerião em Erítia, uma das ilhas das Hespérides, no extremo oeste do Mediterrâneo. Héracles eventualmente matou Ortros, Euritião e Gerião, antes de tomar o gado vermelho para completar o seu décimo trabalho. Depois de morto, dizem que Ortros ascendeu aos céus na forma da constelação de Sirius.

Ortros era um dos mais terríveis filhos de Equidna, dentre os listados na Teogonia de Hesíodo. De acordo com algumas fontes, foi ele, em vez de Tifão que gerou, com Equidna, novas criaturas monstruosas sendo elas: a Quimera, a Esfinge, a Hidra de Lerna, e até mesmo, segundo Hesíodo, o Leão de Neméia, e Cérbero.



Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

5 comentários:

  1. E ae galera que comanda o blog.

    Muito bacana o trabalho que vocês fazem aqui.
    To comentando porque sei como vale um comentário pra um blogueiro! haha

    Favoritei o endereço de vocês pra pesquisas futuras.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu digo o mesmo! Cada vez melhor isso aqui! E olha que sou "papa-mito" mesmo sabendo cada mito de cór e salteado, eu leio todos porque vocês puseram uma riqueza de detalhes em cada mito que o pessoal da Wikipédia não fez. meus sinceros parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sleipnir: Fico muito alegre e satisfeito sabendo que o trabalho que faço aqui no blog está agradando. Procuro sempre fazer o melhor e quando acho que não está bom, eu seguro a postagem até ter certeza que ficará legal.

      Excluir
  3. Vocês poderiam melhorar ainda mais permitindo a copiagem e colagem. Isso é que mata a gente, mas o resto vcs estão de parabéns, continuem assim.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby