4 de janeiro de 2013

Hidra de Lerna

۞ ADM Berserker




A Hidra de Lerna era um animal fantástico da mitologia grega, filho dos monstros Tifão e Equidna, que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, na Argólida, costa leste do Peloponeso. A Hidra tinha corpo de dragão e sete cabeças de serpente (algumas versões falam em nove cabeças e outras em números muito maiores), cujo hálito era altamente venenoso e que podiam se regenerar rapidamente.

A Hidra era tão venenosa que matava os homens apenas com o seu hálito; se alguém chegasse perto dela enquanto ela estivesse dormindo, apenas de cheirar o seu rastro a pessoa já caía agonizando em terrível tormento.

A Hidra foi derrotada por Héracles (Hércules, na mitologia romana), em seu segundo trabalho. Inicialmente Héracles tentou cortar os pescoços e esmagar as cabeças, mas a cada cabeça que esmagava surgiam duas no lugar. Decidiu então mudar de tática e para que as cabeças não se regenerassem, pediu ao sobrinho Iolaus para que as queimasse com um tição logo após o corte, cicatrizando desta forma a ferida. Sobrou então apenas a cabeça do meio, considerada imortal. Héracles cortou e enterrou a última cabeça com uma enorme pedra. Assim, o monstro foi morto.


Segundo a tradição, o monstro foi criado a mando de Hera para matar Héracles. Quando percebeu que Héracles iria matar a serpente, Hera enviou-lhe a ajuda de um enorme caranguejo, mas Héracles pisou-o e o animal converteu-se na constelação de caranguejo (ou Câncer).

Instruído por Atena (Minerva), Héracles, após matar a Hidra, aproveitou para banhar suas flechas no sangue do monstro, para torná-las venenosas. Euristeu não considerou este trabalho válido (Héracles deveria cumprir dez trabalhos, e não doze), pois o herói teve ajuda.

Hércules morreu, mais tarde, na Frígia, por causa do veneno da Hidra: Héracles feriu mortalmente o centauro Nesso com as flechas envenenadas no sangue da Hidra, pois esse tentou raptar sua esposa. Aparentemente arrependido e certo de sua morte, Nesso deu seu sangue a Dejanira, esposa de Héracles, dizendo que era uma poção do amor para ser usada na roupa. Dejanira acreditou e quando sentiu ciúmes de Íole, usou o sangue de Nesso para banhar as roupas de Héracles, que ao vesti-las sentiu dores de queimadura insuportáveis, preferindo o suicídio na pira crematória.



fonte: Wikipédia
Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

24 comentários:

  1. Otimo artigo, parabens

    ResponderExcluir
  2. Isto tá igual á wikipedia!!!

    ResponderExcluir
  3. a mitologia e surpreendente

    ResponderExcluir
  4. A mitologia grega é fantástica, não tem passatempo melhor ! ^^
    Adorei seu relato sobre a Hidra, foi bem sucinto e elucidativo.
    obg

    ResponderExcluir
  5. Todas as pessoas deveriam se enriquecer com mitos que se provaram imortais como esse. Boa Leitura.

    ResponderExcluir
  6. Ta errada a lenda era 4 cabecas e nao sete

    ResponderExcluir
  7. ótima para fazer pesquisas vou imprimir para apresentar para a professora de português

    ResponderExcluir
  8. Adorei o site.Ja esta favoritado

    ResponderExcluir
  9. cara que foda seu trabalho, gostei pra caramba!!! e essas imagens são show!!!

    ResponderExcluir
  10. Mano goste foi ótimo para meu trabalho de português. Valeu por ter esse site muito bom

    ResponderExcluir
  11. Melhor site para mitologia, e independente do tamanho da equipe, devem ser pessoas muito cultas, pois o conteúdo do site é imenso. Parabenizo-o(os)

    ResponderExcluir
  12. Porém, recomendo que parem de buscar informações na Wikipédia, qualquer um pode alterar as informações lá, e não é confiável. Inclusive, lá está dito que Hércules morreu em um momento onde sua esposa estaria viva, mas que eu sabia, ele teve de fazer os trabalhos por ser possuído à matar sua família por Hera. Mas! Não tenho certeza, só recomendo não usarem mais a Wikipédia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Obrigado pelo comentário! Você tem razão quanto ao fato de qualquer um poder alterar as informações da Wikipédia, mas nem por isso o material de lá é ruim. Principalmente a versão em inglês (que é a que eu costumo consultar) que tem um material vasto e interessante sobre mitologia. Além disso, sempre pesquiso algo em vários lugares antes de postar, para ver se as informações procedem, pois é comum na mitologia haverem várias versões para um mito. Sobre Héracles, ele teve mais de uma esposa, e Dejanira foi a última delas, portanto não há nenhum equívoco no texto em relação a isso.

      Excluir
  13. Legal este artigo mais eu vou um X-Burguer, ALguem aqui conhece o Irineu?

    ResponderExcluir
  14. A setinha do mause ta maneirona, eu pensava que hydra era um avião do GTA V, nem sei o que eu eu estou escrevendo, mas o site é bom :)

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby