۞ ADM Sleipnir
Tânatos (do grego θάνατος, "morte") era o deus grego ou espírito personificado (daimon) da morte não violenta. A morte violenta era do domínio das irmãs sangrentas de Tânatos, as Queres, espíritos de abate e doença. Filho da deusa primordial Nix, às vezes tendo o deus Érebo creditado como pai, Tânatos era irmão gêmeo do deus do sono, Hipnos, e seu toque era dito suave, comparado ao de seu irmão. Seu correspondente romano é Orco (Orcus em latim) ou ainda Morte (Mors).
Tânatos é o encarregado de levar as almas dos mortos até o Hades, onde elas serão julgadas e com tal julgamento, se decide se terão sofrimento eterno, uma vida pós-morte normal, ou abençoada.
Características e representação
Tânatos era representado por um homem de cabelos e olhos prateados, às vezes é representado por uma nuvem também prateada. Podia também aparecer na figura de um anjo morto ou um anjo vivo com aspecto juvenil. Era dito que Tânatos tinha um coração de ferro e entranhas de bronze.
Em várias pinturas gregas, Tânatos foi descrito como um alado homem barbudo mais velho, ou mais raramente como um jovem imberbe. Ele aparece em uma cena da Ilíada, em frente a seu irmão Hipnos, transportando o corpo de Sarpedão até o país de Lícia. Em relevos esculturais romanos ele foi retratado como um jovem segurando uma tocha virada para baixo e uma grinalda ou borboleta (simbolizando a alma dos mortos).
Arte de Sara Forlenza |
Mitos
Tânatos e Sísifo
Uma vez Tânatos recebeu ordens de Zeus para por fim a vida de Sísifo, que havia despertado a sua ira, pois Zeus havia se metamorfoseado em águia e sobrevoado o reino de Sísifo com Egina, filha de Asopo. Depois quando Asopo perguntou a Sísifo (que ja havia deduzido que a águia se tratava de Zeus) se havia visto Egina, e ele contou tudo em troca de uma fonte de água. Tânatos vai ao encontro de Sísifo para cumprir as ordens que recebera, mas o rei conseguiu enganá-lo, elogiando sua beleza e lhe ofereceu um colar para deixá-lo mais belo. Tânatos aceitou, mas ele não desconfiava que o colar na verdade era uma coleira que o deixou aprisionado, assim, por um tempo, ninguém podia mais morrer no mundo. Esse fato irritou muito os deuses, principalmente Hades e Ares. Há duas versões onde em uma Hades resgata Tânatos, em outra Ares faz o resgate, e no fim Sísifo tem sua vida finalmente ceifada pelo deus e sua alma levada ao Hades.
Tânatos e o rei Midas
Em uma ocasião, Héracles (Hércules) visitava seu amigo Midas, mas um fato horrível havia acontecido. Alceste, mulher de Midas, estava à beira da morte, e Tânatos estava vindo buscá-la. Hércules então se esconde e aguarda a chegada do deus. Ao ver Tânatos chegar para buscar a amada de seu amigo, ele se joga sobre Tânatos, que se indigna com a atitude de Hércules e pensa em dar uma lição no herói que interpôs seu caminho. Porém, ao começar a lutar com ele, acaba se impressionando com sua força. Ele tenta soprar seu hálito mortífero no herói, mas não funciona. Após mais duas ou três tentativas falhas, Hércules pega Tânatos pelo pescoço e obriga-o a devolver a vida de Alceste. Tânatos, mesmo sendo imortal, estava sendo sufocado, então concorda com a condição, e revive a mulher de Midas.
Arte de Rami Fon Verg |
ADORO o Tânatos e suas lendas
ResponderExcluirMuito interessante a mitologia grega, que nos brindou com sua cultura, dando expansão a nossa mente, sua linguagem influenciou o mundo, graças ao grande conquistador Alexandre Magno. Era a lingua falada na época de Jesus Cristo, sendo o Novo Testamento Bíblico escrito em grego koiné.
ResponderExcluirO deus da morte se curvou a um semi-deus ridículo
ResponderExcluirUm Deus da morte,filho de uma primordial,assistente do próprio Hades,sofreu derrota à um mero semideus??
ResponderExcluirPois é. Só ajuda a provar que Héracles foi o maior dos heróis gregos.
ExcluirBela página. Amo mitologia. Parabéns aos organizadores.
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirÓTIMO... MITOLOGIA, Mito (mentira), somente para enriquecer nossos conhecimentos. Para os politeístas, muitos deuses,(senso comum) derrubado pela ciência. Somos monoteísta (há um só Deus e um só mediador entre Deus e o Homem Jesus Cristo homem.(Texto bíblico).
ResponderExcluirE o que prova que o texto cristão é verídico,em relação aos Vedas,por exemplo? Responde aí sem utilizar-se de metafísicas e metáforas,por gentileza
ExcluirNao queria te desanimar a diferença do politeismo ao monoteismo esta nas escritas pois ambos sao mitos que prove ao contrario so as divindades respondendo por elas propria de fans o mundo esta cheio!!
ExcluirSei que esse post e antigo mas se observarmos creio que Tanatos tenha dado a origem danado pois seu significado tem muito haver com o proprio
ResponderExcluirTânatos, o Deus da morte, filho da deusa mais poderosa da mitologia grega, foi derrotado por um semideus? Pro deus da morte, esse Tânatos é bem fraquinho ein?
ResponderExcluirComo eu disse em outro comentário, isso só prova que Héracles foi o maior dos heróis. Tânatos tentou mas seu sopro da morte não foi capaz de matá-lo, e em força física ele era inferior ao herói, a ponto de Héracles esganá-lo e ele ser obrigado a fazer o que o herói quer para que seja solto (pois ele não poderia ser morto por Héracles)
ExcluirThanatos é um deus primordial?
ResponderExcluirNão.
ExcluirEu não o considerava um deus primordial, mas por conta de um comentário da página do Thanatos de Tlc na wiki de Saint Seiya, eu vim confirmar.
ExcluirFui la ver. Eu e praticamente todas as fontes a respeito tratam como primordiais somente os deuses diretamente surgidos do Caos. Tânatos é descendente de uma deusa primordial.
ExcluirAvinicii to chegando...
ResponderExcluirHéracles mais tarde se tornaria um Deus do Olimpo.
ResponderExcluir