Arte de Utas |
Ladon (grego Λάδων; também chamado de Ladão, Dragão Hespério ou Dragão das Hespérides, grego Δρακων Ἑσπεριος) é um dragão pertencente a mitologia grega. Ele era servo da deusa Hera e habitava o jardim das Hespérides, onde era responsável por guardar a árvore de maçãs douradas, juntamente com as Hespérides, as filhas do titã Atlas. Esta árvore foi um presente de casamento de Gaia para Hera e Zeus. Uma vez colocado lá, Ladon enrolou-se em torno da árvore e tornou-se seu guardião.
A ascendência dessa criatura difere de várias fontes. Segundo os poetas Apolodoro e Higino, Ladon era um dos muitos filhos do monstruoso casal Tifão e Equidna. Já de acordo com o poeta Hesíodo, ele descende das divindades marinhas Fórcis e Ceto. Há ainda autores que atribuem sua maternidade à Gaia.
Ladon possuía um corpo enorme e era dotado de cem cabeças, as quais dizem que falavam línguas diferentes cada uma (ou simplesmente possuíam tons de voz diferentes). Ele também nunca dormia, mantendo-se sempre vigilante para qualquer possível tentativa de roubo das maças.
Arte de Giovanni Fim |
Obter essas maçãs douradas foi um dos trabalhos de Héracles (o 11°), que com um tiro preciso usando uma de suas flechas envenenadas, atingiu o coração da besta e a matou rapidamente. Como uma celebração de sua vitória, Héracles gravou uma imagem em auto- relevo do dragão sobre o seu escudo e lançou os restos mortais do monstro aos céus, onde Zeus transformou-o na constelação de Dragão. Em uma versão alternativa do mito, Ladon nunca é morto, e Héracles, em vez disso, pede ajuda ao titã Atlas para recuperar as maçãs. Enquanto Héracles toma seu lugar por alguns instantes na tarefa de sustentar os céus, Atlas vai até o jardim e pega algumas maças para ele.
Ladon é destaque nos livros de Percy Jackson. Também é vendido como um dragão de pelúcia em um programa de TV para crianças nos EUA. Finalmente, existem vários cruzamentos culturais sobre Ladon. Muitas são as histórias de dragões guardando itens em quase todas as culturas do mundo. Além disso, o gregos usam-no não só como guardião da árvore das Hespérides, mas como o deus-rio da Arcádia, na Grécia.
mitologia grega muito interessante, parabéns pelo site
ResponderExcluirAdorei o site, adoro mitologia grega, como estou lendo a Maldição dos Titãs, fiquei interessada em saber quem era Ládon, obrigada pelo esclarecimento.
ResponderExcluirTambém estou lendo o mesmo e procurei saber sobre esse inimigo do sonho de Perseu.
ExcluirKKK eu vim pelo mesmo motivo
ExcluirMuito bom, esta meio incompleto, mas ajuda...
ResponderExcluirMuito obrigado ajudou muito
ResponderExcluir