25 de janeiro de 2013

Ladon

۞ ADM Sleipnir


Ladon (grego Δρακον Λάδω) é um dragão pertencente aos mitos da Grécia e de Roma. Ele era servo de Hera/Juno e guardava a árvore de maçãs de ouro, juntamente com as Hespérides, as filhas do Titã AtlasLadon tinha um corpo enorme, com 100 cabeças, cada uma falava uma língua diferente e possuía um par de olhos de fogo. Também é dito que ele nunca dormia, vigiando assim o tempo todo sem trégua. A criação dessa criatura difere de várias fontes. Ele pode ter nascido a partir de Tifão e Equidna, ou de Hera ou Gaia, ou a prole de Ceto e Fórcis. Dizem que ele é irmão do Leão de Neméia. Contudo, o que é certo é que Hera colocou o Dragão no jardim das Hespérides, substituindo o finado Argos, para proteger árvore das maçãs douradas que  ela havia plantado lá . Esta árvore foi um presente de casamento de Gaia para Hera e Zeus.




O dragão enrola-se em torno da árvore e tornou-se seu guardião. A obtenção destas maçãs foi um dos trabalhos de Héracles (o 11°), que com um tiro preciso de sua flecha, atingiu o coração da besta e a matou rapidamente. Como uma celebração de sua vitória, ele gravou uma imagem em auto- relevo do dragão sobre o seu escudo e lançou os restos mortais do monstro aos céus, onde Zeus transformou-o na constelação de Dragão. Algumas fontes indicam que foi o titã Atlas quem o matou através de estrangulamento, a pedido de Héracles. Héracles se ofereceu para segurar o céu para Atlas por uns instantes, enquanto o titã matava Ladon e pegava para ele algumas das maçãs. 

Ladon é destaque nos livros de Percy Jackson. Também é vendido como um dragão de pelúcia em um programa de TV para crianças nos EUA. Finalmente, existem vários cruzamentos culturais sobre Ladon. Muitas são as histórias de dragões guardando itens em quase todas as culturas do mundo. Além disso, o gregos usam-no não só como guardião da árvore das Hespérides, mas como o deus-rio da Arcádia, na Grécia.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. mitologia grega muito interessante, parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  2. Adorei o site, adoro mitologia grega, como estou lendo a Maldição dos Titãs, fiquei interessada em saber quem era Ládon, obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, esta meio incompleto, mas ajuda...

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby