31 de janeiro de 2013

O Pomo de Ouro

۞ ADM Dama Gótica

Arte de Mihail Topalov

O Pomo de Ouro (também Maçã de Ouro ou Maçãs Douradas) é um elemento motriz presente em vários mitos, lendas e em contos de fadas. Temas recorrentes mostram um herói (por exemplo, o grego Héracles ou o romeno Făt-Frumos) recuperando as maçãs douradas escondidas ou roubadas por um antagonista monstruoso. A seguir, veremos algumas histórias onde pomos de ouro estão envolvidos.

Mitologia Grega

Três pomos de ouro aparecem na mitologia grega. Hipomene aposta com Atalanta, uma caçadora virgem que prometeu casar com o homem que pudesse vencê-la numa corrida terrestre. Atalanta acaba perdendo a corrida contra Hipomene ao pegar três pomos de ouro que a deusa Afrodite havia dado ao rapaz para que ele os jogasse pelo caminho. 

Outro caso, o Jardim de Hespérides é o pomar de Hera, onde crescem árvores que dão maçãs douradas da imortalidade. No local está o dragão Ladon, vigia de Hera contra invasores. Um dos doze trabalhos de Hércules era justamente roubar pomos de ouro desse jardim. 


Em mais uma ocorrência, Zeus promove um banquete pelo casamento de Peleu e Tétis. Estando fora da lista de convidados, a deusa da discórdia Éris coloca uma maçã dourada na cerimônia, com uma inscrição onde se lê "Para a Mais Bela". Três deusas desejam a maçã: Hera irmã e esposa de Zeus, Atena deusa da sabedoria e filha de Zeus e Afrodite a deusa do amor e tia de Zeus. Como Zeus, então, não quis indispor-se com nenhuma delas e lembrando-se de Páris como o mais belo dos homens mortais, e sabendo que ele julgaria uma competição de touros, enviou Ares sob forma de touro para participar da competição. Ares sendo um deus era perfeito em todos os aspectos e assim ganhou a competição. 

Com isso Zeus constatou que Páris faria bom julgamento, e o envia a maçã, indicando que as deusas deveriam aceitar sua decisão sem discussão. Cada uma delas oferece a Páris uma oferta para obter a maçã. Hera o oferece ser um rei famoso e poderoso. Atena o oferece ser sábio, mais que alguns dos deuses. Afrodite o oferece a mulher mais linda como esposa. 


Páris aceitou a oferta de Afrodite, as outras duas tornaram-se desde então suas inimigas. E a mulher oferecida foi Helena de Tróia, que ate então era casada com Menelau irmão do bravo Agamenon. O que Afrodite disse previamente que por esse motivo a união dos dois jovens seria difícil. 

Helena amava Menelau e vivia bem com ele, mas com a ajuda divina de Afrodite, Páris foi bem recebido pelo feliz casal e conseguiu convencer Helena a fugir com ele, levando-a para Tróia. E isso eventualmente resultou na Guerra de Tróia. A maçã de Éris é posteriormente chamada Pomo da Discórdia. 

Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, maçãs douradas garantem a vida eterna e juventude permanente para os deuses, e são cultivadas pela deusa Iduna. Certo dia, Loki, Odin e Thor acampam. Um gigante disfarçado de águia intercepta Loki e o faz prometer capturar Iduna para ele se casar com ela e também garantir imortalidade, o que é aceito. Os deuses não sentem falta das maçãs no começo, mas logo requisitam a presença da moça. Loki confessa o ato e aceita resgatar a deusa; sendo bem sucedido, os deuses novamente desfrutam da vida eterna. 

Iduna, arte de Kimberley King


Contos de fadas

Diversos contos de fadas europeus começam com maçãs douradas roubadas de um rei, geralmente por uma ave ou um dragão, como no conto de fadas búlgaro a seguir. Há muito tempo, três irmãos moravam em uma aldeia e numa casa bem simples. Eles levavam uma vida normal em todos os aspectos, exceto um: em seu jardim havia uma macieira mágica, onde todos os anos amadurecia uma maçã dourada. Além disso, todos os anos um dragão vinha e o roubava. Um ano, o irmão mais velho tentou proteger a maçã. Ele pegou sua espada, deitou-se sob a árvore e esperou pelo dragão. Infelizmente, ele adormeceu. O dragão veio, pegou a maçã e desapareceu. No ano seguinte, o segundo irmão decidiu proteger a maçã. O mesmo aconteceu com ele. Finalmente, foi a vez do irmão mais novo tentar. Por ser o mais esperto dos três, cortou o dedo mínimo e pôs sal na ferida. A dor não o deixou adormecer e ele conseguiu ver e apunhalar o dragão, que não morreu com o ferimento, apenas fugiu do local.


Pomo de Ouro em outras línguas

Em diversas línguas, laranjas são consideradas as maçãs douradas. Por exemplo, os termos grego χρυσομηλιά e latim pomum aurantium descrevem laranjas como maçãs. Outras línguas como alemão, finlandês, hebraico e russo possuem etimologias mais complexas para a palavra laranja que possuem a mesma origem. Uma das razões para se considerar a laranja como mágica em tantas histórias é o fato de dar flores e frutas simultaneamente, diferente de outras frutas. 

Frequentemente, o termo maçã dourada é usado para se referir ao marmelo, um fruto do Oriente Médio. O tomate, desconhecido para os gregos antigos, é conhecido como pomodoro em italiano, significando maçã de ouro (de pomo d'oro). 


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

4 comentários:

  1. Adorei esse blogspot, não pensei que encontraria tantas informações embasadas em cunhos históricos para saciar a minha curiosidade sem fim! Muito obrigado por essa oportunidade!

    ResponderExcluir
  2. Seria esse o fruto do conhecimento q a Eva não deveria comer???

    ResponderExcluir
  3. Então, seria esse o fruto do Conhecimento q a Eva estava proibida de comer??.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby