5 de fevereiro de 2013

Banshee

۞ ADM Dama Gótica



Na Irlanda, acredita-se que aqueles que possuem o dom da música e do canto são protegidos pelos espíritos da vida ou da morte. O Espírito da Vida, profético, cujas pessoas são chamadas "fey" e têm o dom da Visão; o outro, o Espírito da Maldição que revela os segredos da má sorte e da morte, e para essa trágica mensageira o nome é banshee

As banshees provêm da família das fadas, e são a forma mais obscura delas. Quando alguém avistava uma banshee sabia logo que seu fim estava próximo. Os dias restantes de sua vida podiam ser contados pelos gritos da banshee, cada grito era um dia de vida e, se apenas um grito fosse ouvido, naquela mesma noite estaria morto. 

Tradicionalmente, quando uma pessoa de uma aldeia irlandesa morria, uma mulher era designada para chorar no funeral. Porém, as banshees só podiam lamentar para as cinco maiores famílias irlandesas: os O'Neills, os O'Briens, os O'Connors, os O'Gradys e os Klatte's no caso, uma fada era responsável por cada família. Seria o choro da mulher-fada. Essas mulheres-fadas apareceriam sempre após a morte para chorar no funeral. Conta a lenda que quando um membro de uma dessas famílias morria longe de sua terra, o som da banshee gemendo seria o primeiro aviso da morte. Também se diz que essas mulheres, seriam fantasmas, talvez o espírito feminino assassinado ou que morreu ao nascer. 

Sejam quais forem suas origens, as banshees aparecem principalmente sob um dos três disfarces: uma jovem, uma mulher ou uma pessoa esfarrapada. Isso representa o aspecto tríplice da deusa celta da guerra e da morte, chamada Badb, Macha e Morrigan. Ela normalmente usa uma capa com capuz cinza, ou uma roupa esvoaçante ou uma mortalha. Mas também pode surgir como uma lavadeira, e é vista lavando roupas sujas de sangue daqueles que irão morrer. Nesse disfarce ela é conhecida como bean-nighe (a lavadeira). Segundo a mitologia celta, também pode aparecer em forma de uma jovem e bela mulher, ou mesmo de uma velha repugnante. Qualquer que seja a forma, porém, sua face é sempre muito pálida como a morte, e seus cabelos por vezes são negros como a noite ou ruivos como o sol.


O gemido da banshee é um som especialmente triste que parece o som melancólico do uivo do vento e tem o tom da voz humana além de ser ouvido a grande distância. Embora nem sempre seja vista, seu gemido é ouvido, usualmente a noite quando alguém está prestes a morrer. Em 1437, se aproximou do rei James I da Escócia, uma vidente ou banshee que profetizou o assassinato do rei por instigação do Conde de Atholl. Esse é um exemplo de banshee em forma humana. 

Existem muitos registros de diversas banshees que atendiam às grandes casas da Irlanda e às cortes dos reis locais. Em algumas partes de Leinster, se referem a elas como bean chaointe (carpideira), cujo lamento podia ser tão agudo que quebrava os vidros. 

As banshees pertencem exclusivamente ao povo celta. Ela jamais será ouvida a anunciar a morte de qualquer membro de outras etnias que compõem a população irlandesa. E também pode aparecer de várias outras formas, como um corvo, um arminho, uma lebre ou uma doninha – animais associados, na Irlanda à bruxaria.

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

43 comentários:

  1. Amei o post, adoro esses assuntos, e esse post explico bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma banshee na serie teen wolf, com destaque na 3ª e 4ª temporada.

      Excluir
    2. Na série Lost Girl também mostraram uma!

      Excluir
    3. Parece que os escritores da série Teen Wolf estudaram bastante e foram bem seletivos...
      Não pode ser coincidência o Dylan O'Brien, Stiles, ser apaixonado pela Lydia, a banshee...

      Excluir
    4. Eu estava lendo e percebi que os criadores realmente se aprofundaram bem nas semelhanças,tipo a Lydia é ruiva e tals KKK assim que eu vi o nome "O'Brien" lembrei logo do Dylan..Teen Wolf amor de my life *-* ♥♥

      Excluir
    5. Eu li e imediatamente lembrei do Dylan hahah
      TEEN WOLF melhor série <3

      Excluir
    6. Eu li tudo isso e lembrei da Lydia que é uma Banshee , ruiva e tal . Pra quem assiste Teen Wolf isso é muito legal , descobrir que existe essas coisa , pessoas , monstros , mitos e tal . Eu amei esse Portal mitos , estou aprendendo coisas novas e interessantes

      Excluir
    7. Vim pela Lydia de Teen Wolf bjss 🙂❤

      Excluir
  2. Está incrível parabéns
    Lupús Fey

    ResponderExcluir
  3. Na série Teen Wolf há uma banshee ruiva, e ela faz muitas coisas q aparecem aqui, oq já diz q o diretor da série pesquisou sobre td antes. Outra coisa q prova isso é sobre a família O' Brien, pq um dos meninos da série, na vida real se chama Dylan O' Brien. Amei saber sobre td isso, e gostaria de dizer q eu acredito nesse tipo de coisa, oq me faz querer saber mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc também assiste!? Eu procurei por causa dela

      Excluir
    2. Pesquisei sobre Banshees por causa da Lydia ♥ E tem muita semelhança realmente com a personagem da serie *-*

      Excluir
  4. Gostei do post. E, queria dizer que acredito em Banshee's, já que os O'Briens e O'Connors são reais. Hehe. :)

    ResponderExcluir
  5. Cara, meu sobrenome era pra ser Mac Rose, mas foi alterado devido a imigração, então eu posso ter um banshee HSUHASUHSAUHSAUHSAUHASUSHAUHSAUSAH

    ResponderExcluir
  6. Em Teen Wolf Lydia é uma banshee por isso que procurei.Lydia é igual como você disse, é branca e tem cabelos ruivos ouvi vozes e tem um grito de estourar os tímpanos.meu cérebro é lento então vai demorar para entender direito. Obrigada por esclarecer melhor

    ResponderExcluir
  7. eu sou uma banshee segundo meus familiares e somente a religiao espirita sabe os vdds segredos de um banshee,eles usam pra se defendes mts n sabem usar como eu
    e geralmente eles sao como vc descreveu mais n todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como saber se você é uma banshee?

      Excluir
    2. Na minha família..tem vários fatos de bruxaria.porem só fui saber quando fiquei adolescente devido algumas mortes acontecendo com a minha família.. minha mãe já sabia que eu nunca fui normal.. sempre bondoso com as pessoas. E procurava ajudar a todos. Minha mãe dizia que mesmo pequeno 7 meses eu as vezes dava gritos quando dormia.. ela dizia logo depois alguém família morria.. anos se passou eu já com 5 anos de idade . Eu me lembro que eu acordei assustado e gritando. Porque tinha visto minha vó em sonhos morta.. logo então ela faleceu.. hoje querendo ou não contínua acontecendo isso comigo. Já aconteceu de eu estar com amigos de carro. Na hora de acontecer morte eu senti dei grito bem alto onde meu coração deve um aberto bem forte. Pela honra gloria não tivemos aquela tragédia.. e hoje eu não fico muito tarde da rua. E quando saio de carro procuro andar bem no limite que se permita..ou quando estou com alguém no carro fico em alerta.. isso as vezes é bom pra mim mais ao mesmo tempo atrapalha minha vida. Porque sempre fico a espera de uma expectativa.. isso acaba me deixando aprencivo nos meu Roles. Em fim.. isso é um dom pessoa que possuir vai ser uma pessoa previlegiada.. eu me identifiquei bem com a série Wolf.

      Excluir
  8. Amo TEEN WOLF!!! LYDIA E STILES MINHAS PAIXÕES..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro teen Wolf... claro a lydia e o.stiles super fofos ....

      Excluir
  9. Nossa, que doido! Eu amo esse tipo de assunto!

    ResponderExcluir
  10. Eu vim aqui só por causa da Lydia hahaha amo demais Teen Wolf

    ResponderExcluir
  11. NA minhá cidade a banchee tem forma de coruja

    ResponderExcluir
  12. isso realmente existe ou nao

    ResponderExcluir
  13. Raoaz... Eu vim procurar dabsapor causa da Lydia de Teem wolf! Achei muito interessante e bem real!

    ResponderExcluir
  14. não sei ao certo, mas acho que sou um banshee, ouço gritos e gemidos, mas só eu escuto e sempre que acontece algo de ruim eu meio que pressinto, como a morte do meu primo, quando vi a série Teen Wolf muita coisa começou a se encaixar e lendo esse artigo tbm, eu amo música e já tive visões. preciso que alguém me entenda... help me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey isso não é motivo para ter medo. Isso é algo único e especial em ti
      Ainda mais se se identificou não deve ser a toa
      Caso queira falar a respeito gostaria de ser este alguém que entenda. Se tiver facebook me adiciona na minha conta Tahno Swan

      Excluir
    2. Miiry Sousa. Pofavor Me chame lá Eu preciso entender oque sou!

      Excluir
  15. Nao gostei da lydia no começo quando ela ficrava por interese
    Mais na 3 e na 4 penporada ela é mais legal

    ResponderExcluir
  16. Nao gostei da lydia no começo quando ela ficrava por interese
    Mais na 3 e na 4 penporada ela é mais legal

    ResponderExcluir
  17. Eu consigo prever,bom não sei se er prever , mais consigo saber oque vai acontecer com as pessoas , mais só consigo quando fecho os olhos, no caso quando me deito pra descansar , isso não é sempre ,mais toda as vezes em que sonhei sempre aconteceu, eu não sei oque er isso , mais eu preciso entender , porque parece que quanto mais eu vou sabendo mais coisas vou descobrindo sobre mim!

    ResponderExcluir
  18. Quando eu sonho com as coisas que irão acontecer , eu digo pras pessoas que apareceram nessa coisa que vejo , quando aviso eles alguns porque muitos não acreditam em mim ,os que me escutam fazem tudo oque eu mando ,porém o a premonição não acontece! Mais acaba morrendo outras pessoas! E eu consigo saber. Pofavor Alguém me explica isso ???

    ResponderExcluir
  19. Parecidas com as antigas Carpideiras do NE do Brasil, só que elea não prenunciavam morte , apenas eram contartadas para chorar nos enterros.

    ResponderExcluir
  20. Vim Pela Lydia de Teen Wolf bjss 🙂❤

    ResponderExcluir
  21. Carambaaah por onde começar.... Bom....
    Nas últimas 23 semanas eu tenho tido uns apagão tipo desmaio e quando acordo tenho levé expressão de que aquilo já aconteceu antes ou um sonho um pressentimento ruim
    Nunca é coisa boa
    Eu até tento avisar mais não consigo ninguém me escuta e acham q eu tô loka
    Bom nem sei pq to falando isso mais eu tô literalmente preocupada pq os apagao tao sendo com mais frequência

    ResponderExcluir
  22. gostaria de escrever, uma série sobre as Banshee

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby