15 de janeiro de 2018

Khyāh

۞ ADM Sleipnir

Lanpan Khyāh, Arte de Sleepyotter
Khyāh (em devanagari: ख्या, também chamado Khyā ou Khyāk) é uma criatura mítica pertencente ao folclore nepalês, representada como uma criatura gorda e peluda como um macaco. Personagem presente em populares contos infantis e também em festivais hindus e budistas, um khyāh geralmente é considerado uma criatura benéfica, que traz boa sorte e energia positiva para os lares. Porém, existem histórias sobre khyāhs malignos, cuja presença em um lar traz todo tipo de problemas. Acredita-se que um khyāh branco traz boa sorte enquanto um preto traz má sorte.

Arte de Traci Shepard

Normalente, khyāhs habitam cantos escuros de uma casa como sótãos e porões e tem medo da luz elétrica. Existem alguns tipos que habitam lugares específicos , como o Bārāy Khyāh (बाराय् ख्या) que aparece nos quartos onde as meninas são mantidas em reclusão durante o seu rito de passagem, e o Lanpan Khyāh (लँपं ख्या), que aparece em ruas escuras bloqueando o caminho.

Existe também outros tipos como o Bhakun Gwārā Khyāh (भकुं ग्वारा ख्या), cujo nome significa literalmente futebol, pois ele rola no chão para se deslocar, e o Dhāpalān Khyāh (धापलां ख्या) que é muito mais cabeludo que o normal.

De acordo com a cultura Neuari, khyāhs atendem a Lakshmi, a deusa hindu da riqueza, e imagens da deusa costumam mostrar khyāhs guardando sacos cheios de moedas.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby