Arte do mobile game Immortal Conquest |
Téia (em grego: Θεία,, "visão" ou "profecia", também chamada de Aethra, "céu azul" e Eurifaessa, "grande brilho") foi uma das titânides da mitologia grega, filha de Urano e Gaia e consorte/irmã do titã Hipérion, com quem foi mãe da tríade de divindades siderais Hélios (o sol), Selene (a lua) e Eos (o amanhecer).
Ela foi um dos titãs que permaneceram neutros durante a Titanomaquia. Considerada a deusa da luz e do brilho, Téia era acreditada como sendo aquela que dotava o ouro, a prata e as pedras preciosas de seu brilho. Além disso, Téia era também uma divindade profética e possuía um santuário oracular localizado na região de Phtiotis, na Tessália.
O poeta Píndaro (séc. VI a.C.) a exalta em sua Quinta Ode Ístmica:
Mãe do Sol, Teia de muitos nomes, em tua honra os homens honram o ouro como mais poderoso que qualquer outra coisa; e por meio do valor que tu lhes dás, ó rainha, navios combatem no mar e parelhas de cavalos rodopiam em disputas maravilhosas.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.