Image Map

15 de janeiro de 2018

Khyāh

۞ ADM Sleipnir

Lanpan Khyāh, Arte de Sleepyotter
Khyāh (em devanagari: ख्या, também chamado Khyā ou Khyāk) é uma criatura mítica pertencente ao folclore nepalês, representada como uma criatura gorda e peluda como um macaco. Personagem presente em populares contos infantis e também em festivais hindus e budistas, um khyāh geralmente é considerado uma criatura benéfica, que traz boa sorte e energia positiva para os lares. Porém, existem histórias sobre khyāhs malignos, cuja presença em um lar traz todo tipo de problemas. Acredita-se que um khyāh branco traz boa sorte enquanto um preto traz má sorte.

Arte de Traci Shepard

Normalente, khyāhs habitam cantos escuros de uma casa como sótãos e porões e tem medo da luz elétrica. Existem alguns tipos que habitam lugares específicos , como o Bārāy Khyāh (बाराय् ख्या) que aparece nos quartos onde as meninas são mantidas em reclusão durante o seu rito de passagem, e o Lanpan Khyāh (लँपं ख्या), que aparece em ruas escuras bloqueando o caminho.

Existe também outros tipos como o Bhakun Gwārā Khyāh (भकुं ग्वारा ख्या), cujo nome significa literalmente futebol, pois ele rola no chão para se deslocar, e o Dhāpalān Khyāh (धापलां ख्या) que é muito mais cabeludo que o normal.

De acordo com a cultura Neuari, khyāhs atendem a Lakshmi, a deusa hindu da riqueza, e imagens da deusa costumam mostrar khyāhs guardando sacos cheios de moedas.


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby