Image Map

16 de abril de 2020

Zhu

۞ ADM Sleipnir


Zhu (chinês: ) é um pássaro mítico pertencente à mitologia chinesa, descrito no  descrita no Shan Hai Jing (chinês 山海經, "Clássico das montanhas e mares") como uma espécie de coruja ou pardal com um rosto humano e mãos humanas no lugar dos pés. Além disso. produz um som semelhante ao seu nome.

Diz a lenda que este pássaro era originalmente Danzhu (丹朱), filho do lendário imperador chinês Yao (Tang Yao) com uma concubina chamada San YiYao era um homem de grande caráter moral que valorizava a virtude. Quando o reinado de Yao se aproximava do fim, ele concluiu que nenhum de seus nove filhos possuíam virtude para herdar o trono, então, ele despachou seus ministros em busca de um homem jovem que reunisse as qualidades necessárias para ser um imperador. Depois de um tempo de busca, todos os ministros recomendaram o jovem Shun de 30 anos como o escolhido, pois ele tinha a reputação de excepcional piedade filial, respeitando e cuidando dos mais velhos.

Danzhu

Após saber que Yao abdicou de seu trono em favor de Shun, Danzhu revoltou-se e levantou um exército contra o pai, que em resposta enviou suas forças e pôs fim a insurgência. Envergonhado, Danzhu atirou-se no mar do Sul e metamorfoseou-se em um pássaro. Os descendentes de Danzhu estabeleceram um país próximo ao território do Mar do Sul, onde todos possuem rostos humanos, mas um par de asas.


Com o tempo, Zhu tornou-se um símbolo de mau agouro, e diz a lenda que seu aparecimento e era um presságio de que pessoas seriam exiladas pelo imperador.

Pessoas espantando o pássaro Zhu de sua aldeia

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby