Image Map

28 de janeiro de 2021

Bhasmasura

۞ ADM Sleipnir

Bhasmasura (direita) e Mohini (esquerda), performando a dança que levaria Bhasmasura à morte

Bhasmasura (Bhasmāsura, sânscrito: भस्मासुर, literalmente "demônio das cinzas"), também conhecido como Brahmasura, era na mitologia hindu um asura/demônio que recebeu de Shiva o dom de queimar e transformar em cinzas de imediato qualquer pessoa cuja cabeça ele tocasse com a mão. Bhasmasura era devoto de Shiva, para quem realizou grande penitência no intuito de obter uma bênção divina. 

Shiva havia ficado satisfeito com a penitência realizada por Bhasmasura, e concedeu-lhe a oportunidade de obter uma bênção sua. Bhasmasura pediu-lhe que lhe fosse concedido o poder de queimar e tornar em cinzas todo aquele em que ele tocasse a cabeça, e Shiva concedeu-lhe o pedido conforme desejado. Bhasmasura então quis testar imediatamente seu novo poder, tentando colocar a mão sobre a cabeça de Shiva. 

O motivo pelo qual Bhasmasura queria incinerar Shiva era porque ele desejava possuir sua consorte, a deusa Parvati. Shiva conseguiu fugir de Bhasmasura, e enquanto era perseguido por ele, clamou a Vishnu por ajuda. Vishnu, na forma de seu avatar feminino Mohini, apareceu na frente de Bhasmasura, e sua beleza era tão grande que fez Bhasmasura se apaixonar imediatamente por ela. Bhasmasura pediu a Mohini que ela se casasse com ele, e Mohini lhe disse que gostava muito de dançar e que se casaria com ele apenas se ele pudesse dançar como ela, repetindo seus movimentos com exatidão.

Bhasmasura concordou com a proposta, e os dois começaram a dançar. Os dois permaneceram dançando por dias, com Bhasmasura reproduzindo cada movimento de Mohini com perfeição. Após tanto tempo dançando, Mohini percebeu que Bhasmasura havia baixado sua guarda, então ela fez uma pose onde ela colocava sua mão no topo da própria cabeça. Bhasmasura prontamente imitou o movimento de Mohini, e assim que tocou sua própria cabeça com sua mão, seu corpo entrou em combustão e tornou-se cinzas. 

Uma variação da história conta que após Bhasmasura pedir Mohini em casamento, ela aceita, mas pede que ele desse um mergulho no lago para se limpar, pois ele não estava devidamente apresentável. Bhasmasura prontamente mergulha no lago, e ao emergir, acaba passando sua mão na cabeça para se livrar do excesso de água nos cabelos. Tão logo ele tocou em sua cabeça com sua mão, ele foi incendiado e transformado em cinzas.

Arte de Vishal Pawar

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. "Esse é o tal do mula."
    Sargento Hafuh sobre Bhasmasura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha não tem como chamar o Bhasmasura de outra coisa! Ele é um Midas piorado.

      Excluir
    2. Interessante esse paralelo entre Midas e Bhasmasura. As lendas de ambos são parecidas.

      Excluir
  2. Que bom que voltou a postar! Estava com saudades do meu blog favorito 🤍🤍🤍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato! Ando com muitos problemas e desanimado de tudo, mas buscando forças e inspiração pra continuar com o trabalho por aqui.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby