26 de janeiro de 2021

Camacrusa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Andréa Boloch

Camacrusa (Came-cruse, Came-crude, "perna em carne viva" no dialeto gascão) é um bogeyman (bicho-papão) pertencente ao folclore francês, mais especificamente na região da Gasconha e dos Pirineus. Como o seu nome sugere, trata-se de uma perna sem corpo, muitas vezes descrita como estando carne viva. Às vezes é descrita como possuindo um olho na região do joelho.

De acordo com as histórias, ela costuma aparecer durante à noite, raptando e devorando os incautos que encontra pelo caminho (quase sempre crianças). Como ela faria para devorá-los, no entanto, é um mistério, já que a criatura não aparenta ter uma boca.  Apesar de ser somente uma perna, a Camacrusa possui movimentos incrivelmente rápidos, podendo facilmente alcançar suas vítimas mesmo que corram dela. Além disso, a criatura é capaz de pular sob obstáculos como valas e cercas.

A origem da Camacrusa é obscura. Alguns autores associam-no a contos tradicionais da Gasconha; outros o tornam uma sobrevivência cristianizada do deus celta LugHá uma história sobre ela ser a perna de um homem que foi morto e que se destacou do corpo buscando vingança por sua morte



fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Eu amo o conteúdo desse blog, sempre trazendo uma história mais legal que a outra

    ResponderExcluir
  2. Lembra a lenda da Perna Cabeluda aqui do Brasil

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby