۞ ADM Sleipnir
A Sereia da Furna do Diamante é uma personagem do folclore do litoral gaúcho, muito conhecida na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. De acordo com a lenda, ela é a guardiã de um tesouro escondido na Furna do Diamante, uma caverna esculpida pelas ondas no Morro das Furnas, também chamado de Torre do Meio, situado entre a Praia da Cal e a Praia da Guarita.
De acordo com a tradição oral, a sereia protege o interior da gruta, onde estaria oculto um tesouro formado por pedras preciosas e diamantes, supostamente vindos de embarcações que naufragaram na costa. Toda sexta-feira, em noites de lua cheia, ela aparece na entrada da caverna e pede um pente a quem a encontra. Quem lhe entrega o objeto sem questionar é recompensado com a revelação do local exato onde o tesouro está escondido. Entretanto, quem não atende ao pedido corre o risco de se perder no labirinto da caverna ou mesmo encontrar a morte.
Relatos de pescadores e moradores locais alimentam a lenda, afirmando que a sereia já foi avistada em várias ocasiões, tanto no mar quanto nas proximidades do Morro das Furnas. Muitos acreditam na veracidade da história e deixam pentes no local como forma de demonstrar respeito ou evitar desventuras.
- Torre do Meio ou Morro das Furnas. Disponível em: <https://torres.rs.gov.br/viva/morro-do-meio/>. Acesso em: 8 dez. 2024.
- A Lenda da Sereia da Furna do Diamante - Torres - RS. Disponível em: <https://www.anjosnet.com.br/lenda-da-sereia-da-furna-do-diamante/>. Acesso em: 8 dez. 2024.
Muito bom! Essa eu não conhecia!!! Parabéns pela pesquisa!!!
ResponderExcluir