6 de janeiro de 2025

Ushi Gozen

۞ ADM Sleipnir

Arte de Fukunaga

Ushi Gozen (japonês 牛御前  ou うしごぜん,  "Senhor Boi" ou "Nobre Boi") é um yokai do folclore japonês, descrito como uma criatura humanóide com a cabeça de um boi, e associado a acontecimentos misteriosos e, por vezes, trágicos na região de Asakusa, durante o período Kamakura (entre 1185 e 1333 E.C.). 

No Azuma Kagami, uma crônica histórica do período Kamakura, é relatado que, no terceiro ano do período Kenchō (1251), uma criatura parecida com um boi apareceu na área de Asakusa, na antiga província de Musashi, e correu em direção ao templo Sensō-ji. Durante o evento, dos cerca de cinquenta monges reunidos no refeitório do templo, vinte e quatro adoeceram subitamente e ficaram incapacitados de se levantar, enquanto sete morreram instantaneamente. Outro relato aparece no Shinpen Musashi Fudoki Kō, um registro geográfico da província de Musashi, compilado entre os períodos Bunka e Bunsei (1804–1830). O texto descreve que, durante a mesma era Kenchō, uma criatura monstruosa semelhante a um ushi-oni (demônio-boi) emergiu do rio Asakusa, correu descontroladamente pela região e desapareceu ao pular em um santuário localizado na margem oposta de Asakusa. Acredita-se que esse santuário seja o Santuário Ushi Gozen (atualmente chamado de Santuário Ushijima). Diz-se que a criatura deixou um objeto no altar do santuário, que se tornou o tesouro sagrado conhecido como gyoku ("joia do boi").

O Santuário Ushijima, situado no distrito de Sumida, foi fundado durante o período Jōgan (859–879) pelo monge Ennin (também conhecido como Jikaku Daishi). Ennin teria recebido uma profecia de um velho, identificado como uma encarnação do deus Susanoo, que dizia:

"Construa um santuário para mim. Se houver tumultos no país, aparecerei com a cabeça de um boi para subjugar os demônios e proteger a paz da nação." 

O santuário tornou-se amplamente reverenciado como o guardião de Honjo e, até a era Meiji, era conhecido como Santuário Ushi Gozen.

Riyohiko Sasama, em seu Dicionário de Criaturas Não Identificadas do Japão (1994), mencionou essa história no verbete sobre o Ushi-oni, considerando-a o registro mais antigo dessa criatura em documentos oficiais.

Shigeru Mizuki, renomado por seus estudos sobre yokais, também retratou esse evento em suas publicações. Ele identificou o espírito como Ushi Gozen e, em obras como Youkika (1998) e Decisive Edition: Great Encyclopedia of Japanese Youkai (2014), argumentou que o yokai registrado no Azuma Kagami, responsável pelo ataque ao templo Sensō-ji, seria uma manifestação furiosa de Ushi Gozen.

O estudioso Kenji Murakami, em seu Dicionário de Yokais (2000) e Grande Enciclopédia de Yokais do Japão (2005), também dedicou verbetes ao "Ushi Gozen". Ele sugeriu que o yokai que atacou o templo Sensō-ji era uma encarnação de Susanoo, e levantou a hipótese de que o ataque ao templo possa ter origem em um conflito religioso.

Por fim, outras publicações, como o Edo Musashino Youkai Zukan (2002) e o Edo no Youkai Zukan (2015), tratam "Ushi Gozen" como um nome próprio de um yokai. Contudo, não está claro se isso foi feito de forma intencional ou por interpretação dos autores.


fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby