15 de fevereiro de 2026

Chōchin obake

۞ ADM Sleipnir

Chōchin obake (japonês: 提灯お化け ou ちょうちんおばけ, lit. “fantasma da lanterna de papel”) é um yokai do folclore japonês, e um dos muitos do tipo tsukumogami (付喪神 - "espírito artefato"). Ele surge quando uma chōchin — lanterna tradicional japonesa feita de bambu e papel ou seda — atinge uma idade avançada e ganha vida. Esse yokai se tornou bastante popular no Japão a partir do período Edo (séculos XVII a XIX), aparecendo com frequência em ilustrações, livros ilustrados, jogos de cartas e outros materiais voltados ao entretenimento. Com o tempo, sua imagem continuou sendo usada em brinquedos, livros infantis e atrações temáticas, como casas mal-assombradas, especialmente nos períodos Meiji e Taishō.

A aparência de um Chōchin obake é fácil de reconhecer: a lanterna envelhecida se rasga ao meio, formando uma grande boca aberta, da qual sai uma língua longa e caída. Na parte de cima, geralmente surgem um ou dois olhos arregalados. Em algumas representações, mais raras, braços, pernas ou até asas podem aparecer, dando à criatura um aspecto ainda mais estranho.

Arte de Shigeru Mizuki

Diversos artistas japoneses retrataram figuras semelhantes ao Chōchin obake ao longo dos séculos. Gravuras famosas do período Edo mostram lanternas assombradas e ajudaram a popularizar essa imagem. Um exemplo conhecido aparece em ilustrações inspiradas na peça de teatro Tōkaidō Yotsuya Kaidan, em que o espírito de uma mulher chamada Oiwa surge de dentro de uma lanterna, criando uma cena que marcou o imaginário popular.

"Oiwa-san", de " Hyaku monogatari" de Katsushika Hokusai

Apesar de ser muito conhecido visualmente, o Chōchin obake possui poucas histórias populares ligadas a regiões específicas do Japão. Por isso, alguns estudiosos acreditam que ele seja um yokai criado principalmente para ilustrações e histórias voltadas ao público infantil. Ainda assim, versões mais modernas contam que ele gosta de assustar as pessoas com risadas, caretas e movimentos exagerados, mas raramente causa qualquer tipo de mal.

Algumas histórias dizem que espíritos vingativos (onryōmais perigosos podem se disfarçar como ele, usando sua aparência engraçada e aparentemente inocente para enganar as pessoas. Há também histórias isoladas, como uma antiga narrativa da região de Yamagata, em que um Chōchin obake aparecia em um santuário com lanternas velhas e desapareceu quando elas foram retiradas do local.

Arte de SealDude



fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby