۞ ADM Sleipnir
Arte de NEIRU |
Nure-onna (japonês: 濡女 ou ぬれおんな, "mulher molhada", também Nure yomejo) é uma espécie de yokai vampírico, dito assombrar praias e rios à procura de seres humanos para se alimentar de seu sangue. De acordo com o folclore, são mais comumente encontrados nas costas da ilha de Kyūshū, embora existam histórias e relatos de encontros com Nure-onnas nas prefeituras de Niigata e Fukushima.
Existem duas variações deste yokai: uma sem braços, que se assemelha a uma enorme serpente marinha com uma cabeça de mulher; e outra com braços, semelhantes aos humanos. Fora isso, as duas se parecem e agem exatamente da mesma forma. Seus rostos são medonhos e revelam traços de serpente, como uma língua bifurcada. Possuem ainda cabelos negros e longos, que grudam em seus corpos sempre encharcados (daí o seu nome).
Embora fisicamente muito mais fortes do que um humano, Nure-onnas preferem não confiar na força bruta, valendo-se de sua astúcia para capturar suas presas. Geralmente aparecem próximas da água, em uma costa ou na margem de um rio. Assumindo magicamente a forma de uma mulher aflita carregando um bebê, uma Nure-onna clama pela ajuda de pescadores, marinheiros ou de qualquer pessoa que esteja por perto.
Arte de Sclez |
Quando a pessoa se aproxima, a Nure-onna implora que a mesma segure o bebê por um momento para que ela possa descansar. Assim que a vítima segura o bebê, nota que ele é pesado como uma pedra (o que na verdade ele é de fato). Enquanto segura o bebê, a vítima fica indefesa, e é aí que a Nure-onna a ataca, alimentando-se ao drenar seu sangue com sua longa língua serpentina.
Nure-onnas freqüentemente aparecem junto e cooperam com outra espécie de yokai, o Ushi-oni, uma vez que habitam os mesmos ambientes e compartilham a mesma dieta. Também são relacionadas a outra espécie de yokai, Iso-onna, com quem compartilham muitas características e até mesmo são confundidas uma com o outra. Nure-onnas foram ilustradas em muitas publicações do Período Edo, sendo uma das mais famosas a feita por Toriyama Sekien em seu livro Gazu Hyakki Yakō ( japonês: 鳥山石燕 画図百鬼夜行, "A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios") publicado em 1776.
Ilustração de Toriyama Sekien no Gazu Hyakki Yakō
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNaga tmb
ResponderExcluir