23 de fevereiro de 2018

Tibicena

۞ ADM Sleipnir


Tibicena (também conhecida como Guacanchas) era uma criatura mitológica dos Guanches, habitantes pré-hispânicos das Ilhas Canárias. Era imaginada como um demônio ou gênio que assumia a forma de um grande cão coberto por pelos longos e pretos e dotada de olhos vermelhos. 

Seu habitat eram cavernas profundas dentro de montanhas, e algumas cavernas existentes nas Ilhas Canárias até hoje são conhecidas como "Cueva del Tibicena" (Caverna de Tibicena)

De acordo com a mitologia dos Guanches, Tibicenas eram filhos/servos de Guayota, uma divindade maligna associada a escuridão e aos vulcões. Eles deixavam suas cavernas durante a noite para caçar o gado e também seres humanos. Também atuavam como espíritos familiares e criados de bruxas.

Embora geralmente descritos como cães negros, ídolos de Tibicenas foram encontrados no formato de animais como javali ou urso e mesmo em formas hominídeas. Acredita-se que os Guanches faziam pequenos sacrifícios a esses ídolos para se protegerem das caças noturnas dos Tibicenas.

Arte de Nick

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby