Image Map

23 de fevereiro de 2018

Tibicena

۞ ADM Sleipnir

Arte de Hobo Mango

Tibicena (também conhecida como Guacanchas) era uma criatura mitológica dos Guanches, habitantes pré-hispânicos das Ilhas Canárias. Era imaginada como um demônio ou gênio que assumia a forma de um grande cão coberto por pelos longos e pretos e dotada de olhos vermelhos. Seu habitat eram cavernas profundas dentro de montanhas, e algumas cavernas existentes nas Ilhas Canárias até hoje são conhecidas como "Cueva del Tibicena" (Caverna de Tibicena)

Arte de Maria Pechenkina

De acordo com a mitologia dos Guanches, Tibicenas eram filhos/servos de Guayota, uma divindade maligna associada a escuridão e aos vulcões. Eles deixavam suas cavernas durante a noite para caçar o gado e também seres humanos. Também atuavam como espíritos familiares e criados de bruxas.

Embora geralmente descritos como cães negros, ídolos de Tibicenas foram encontrados no formato de animais como javali ou urso e mesmo em formas hominídeas. Acredita-se que os Guanches faziam pequenos sacrifícios a esses ídolos para se protegerem das caças noturnas dos Tibicenas.

Arte de Iva Risek
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby