۞ ADM Sleipnir
Iku-Turso (também chamado Iku-Tursas, Iki-Tursas, Meritursas, Tursas, Turisas, dentre outros) é um gigantesco e malévolo monstro marinho pertencente a mitologia finlandesa. Sua aparência não é clara, porém ele é descrito com vários epítetos: partalainen ("aquele que vive à beira" ou, alternativamente, "o barbudo"), Tuonen härkä ("o boi de Tuoni") tuhatpää ("mil cabeças"), tuhatsarvi ("mil chifres"). Geralmente é representado como um monstro peludo com chifres ou como um polvo.
Ele é mencionado várias vezes no épico nacional finlandês Kalevala. No segundo canto, ele emerge do mar e queima uma pilha de feno. Mais tarde, um carvalho cresce a partir das cinzas, e se torna tão grande que esconde o sol e a lua, sendo no fim derrubado pelo herói Väinämöinen.
Mais tarde, Iku-Turso é convocado por Louhi, a Senhora do Norte (Pohjola), para tentar impedir o roubo do artefato mágico Sampo. Väinämöinen, o líder dos saqueadores, agarra em uma das orelhas de Iku-Turso, e proferindo palavras mágicas em seu ouvido, o faz prometer que nunca mais emergirá à superfície do mar.
Em algumas versões do quadragésimo quinto canto do Kalevala, "O Nascimento de Nove Doenças", Iku-Turso é mencionado como o pai das doenças juntamente com Loviatar, a filha cega de Tuoni, o deus da morte.
Poderiam fazer uma postagem sobre o Kalevala ? As informações presentes em outros sites sao confusas e escassaa
ResponderExcluirObrigado pela sugestão! O Kalevala é realmente complicado de falar sobre pq as melhores fontes estão em outras línguas. Eu tenho ele completo em inglês, e venho a algum tempo tentando traduzi-lo para publicar, mas ainda não conclui nem o primeiro capítulo. Estudo fazer postagens sobre os principais personagens e trazê-los futuramente.
Excluir