Image Map

26 de fevereiro de 2018

Iku-Turso

۞ ADM Sleipnir

Iku-Turso (também chamado Iku-Tursas, Iki-Tursas, Meritursas, Tursas, Turisas, dentre outros) é um gigantesco e malévolo monstro marinho pertencente a mitologia finlandesa. Sua aparência não é clara, porém ele é descrito com vários epítetos: partalainen ("aquele que vive à beira" ou, alternativamente, "o barbudo"), Tuonen härkä ("o boi de Tuoni") tuhatpää ("mil cabeças"), tuhatsarvi ("mil chifres"). Geralmente é representado como um monstro peludo com chifres ou como um polvo.


Ele é mencionado várias vezes no épico nacional finlandês Kalevala. No segundo canto, ele emerge do mar e queima uma pilha de feno. Mais tarde, um carvalho cresce a partir das cinzas, e se torna tão grande que esconde o sol e a lua, sendo no fim derrubado pelo herói Väinämöinen.

Mais tarde, Iku-Turso é convocado por Louhi, a Senhora do Norte (Pohjola), para tentar impedir o roubo do artefato mágico Sampo. Väinämöinen, o líder dos saqueadores, agarra em uma das orelhas de Iku-Turso, e proferindo palavras mágicas em seu ouvido, o faz prometer que nunca mais emergirá à superfície do mar.

Em algumas versões do quadragésimo quinto canto do Kalevala, "O Nascimento de Nove Doenças", Iku-Turso é mencionado como o pai das doenças juntamente com Loviatar, a filha cega de Tuoni, o deus da morte.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Poderiam fazer uma postagem sobre o Kalevala ? As informações presentes em outros sites sao confusas e escassaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão! O Kalevala é realmente complicado de falar sobre pq as melhores fontes estão em outras línguas. Eu tenho ele completo em inglês, e venho a algum tempo tentando traduzi-lo para publicar, mas ainda não conclui nem o primeiro capítulo. Estudo fazer postagens sobre os principais personagens e trazê-los futuramente.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby