۞ ADM Sleipnir

Jacawitz (também grafado Jakawitz, Jakawits, Qʼaqʼawits e Hacavitz) foi um deus da montanha na religião dos maias quiché do período Pós-Clássico, nas terras altas da atual Guatemala. Ele era o deus patrono da linhagem Ajaw Kʼicheʼ e atuava como companheiro do deus solar Tohil. Há indícios de que seu culto incluísse sacrifícios humanos.
Nome e atributos
O nome jacawitz significa “montanha” nas línguas maias das terras baixas. Já qʼaqʼawitz, nas línguas das terras altas, pode ser traduzido como “montanha de fogo”, o que sugere uma forte associação de Jacawitz com o fogo, semelhante à de Tohil.
Na língua mam, o termo relacionado xqʼaqwitz significa “vespa amarela”, inseto que funcionava como um símbolo importante tanto da divindade quanto da linhagem ligada a ela. Nas línguas cholanas, jacawitz pode ser entendido como “primeira montanha”, associando o deus à montanha primordial da criação.

Jacawitz nos textos quiché
Jacawitz é mencionado no Popol Vuh, o livro sagrado dos maias quiché. Segundo o relato, os primeiros seres humanos reuniram-se no local mítico de Tollan para receber seus deuses, e o senhor quiché Mahucutah foi aquele que recebeu Jacawitz. O deus também aparece em outro documento histórico relevante, o Título de Totonicapán, que registra tradições e linhagens da nobreza quiché.
Além das fontes das terras altas, existem referências mais antigas ao nome de Jacawitz nas terras baixas maias. A Estela 8 do sítio arqueológico de Seibal, datada de meados do século IX, menciona um visitante chamado Hakawitzil, considerado uma forma arcaica do nome Jacawitz. Alguns estudiosos sugerem que esse evento pode ter influenciado as lendas de fundação do povo quiché.
A tríade divina quiché
Jacawitz fazia parte de uma tríade de deuses quiché, ao lado de Tohil e da deusa Awilix. Em certos contextos, os três eram chamados coletivamente de Tohil, visto como o principal membro do grupo. A organização de divindades em tríades é um conceito antigo na cultura maia e remonta ao período Pré-Clássico.

Templo de Jacawitz
A linhagem Ahaw Kʼicheʼ, associada a Jacawitz, foi a fundadora do reino quiché, mas posteriormente perdeu poder para a linhagem Kaweq. Com essa perda de prestígio político, o culto a Jacawitz também entrou em declínio.
O templo dedicado a Jacawitz localizava-se na capital quiché de Qʼumarkaj e era um dos três edifícios mais altos da cidade, embora estivesse voltado para longe da praça principal. Atualmente, o templo se apresenta como um grande monte ao sul da praça, já que suas pedras foram removidas ao longo do tempo, dificultando a reconstrução de sua forma original. Registros do século XIX indicam que a estrutura era uma pirâmide.
Esse templo integrava um complexo arquitetônico composto por um pátio central, um palácio ao sul e um edifício alongado a leste. Até hoje, o complexo de Jacawitz não foi escavado arqueologicamente. Desenhos do século XIX feitos por Miguel Rivera y Maestre sugerem que o templo possuía quatro ou cinco terraços.
Hacavitz, uma banda mexicana de metal extremo formada em 2003, teve seu nome inspirado no deus.
Na Marvel Comics, Jacawitz é um antigo Inumano pertencente aos Mayapan, uma irmandade que, há cerca de mil anos, passou a se fazer passar por deuses maias após ser exposta acidentalmente a águas contaminadas por Cristais Terrígenos. Enquanto a maioria morreu, Jacawitz sofreu a Terrigênese e foi transformado em um ser gigantesco composto por uma substância ígnea semelhante à lava, adotando seu nome em referência a Jacawitz, o deus da montanha dos maias quiché.
![]() |
| Jacavitz (Terra 616), Hq "Hulk Vol. 2 #56" |
fonte:
- WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Jacawitz. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Jacawitz>
Jacawitz

.jpg)

Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.