28 de outubro de 2016

Awilix

۞ ADM Sleipnir

Arte do MOBA Smite
Awilix (pronuncia-se Auilix ou Avilix) era a deusa (ou deus, segundo alguns estudiosos) da lua cultuada no período pós-clássico (entre os séc. X a VI) pelo povo quiché-maia, e era conhecida como a Rainha da Noite. Ela era a protetora da linhagem nobre Nija'ib, que governou a capital quiché Gumarcaj entre 1425–1475, e possuía um grande templo na cidade dedicado ao seu culto. A águia era o totem animal dos Nija'ib, e presume-se que a ave era associada com o aspecto lunar da deusa, enquanto o jaguar era associado com seu aspecto de deusa da noite.

Awilix era uma das três principais divindades do povo quiché, juntamente com  os deuses Tohil Jacawitz, e essa trindade foi por vezes referida coletivamente como Tohil, pois este era o mais importante dos três. Awilix é mencionada no Popol Vuh e também em outro importante documento quiché conhecido como o Título de TotonicapánIxbalanque, um dos heróis gêmeos protagonistas do Popol Vuh, é dito ser a encarnação de Awilix.

É provável que Awilix tenha sido derivada da deusa da lua do povo Chontal maia, C'abawil Ix, ou de outra deusa da lua do período clássico maia.

Na cultura popular, Awilix é uma das divindades presentes no MOBA Smite.

Arte de Rafal Gorniak
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby