14 de outubro de 2016

Zoryas

۞ ADM Sleipnir

Arte de Victoria
As Zoryas (alternadamente: Zarya, Zvezda, Zwezda) são as deusas eslavas do amanhecer e do anoitecer (também conhecidas como as Auroras), servas do deus sol Dazbog, seu pai. Segundo a mitologia, sua principal função é guardar e vigiar o cão do juízo final, Simargl, que está acorrentado à estrela Polaris, na constelação de Ursa Menor. Todos os dias Simargl tenta devorar Polaris, e segundo o mito, se a corrente que o aprisiona se quebrar, ele irá devorar a Ursa Maior e todo o universo será destruído. Assim, as Zoryas são tidas como as deusas que guardam o universo. 

Existem controvérsias sobre a quantidade de Zoryas, se existem duas ou três delas. Normalmente são consideradas apenas duas: Zorya Utrennyaya ( "Aurora da Manhã", também conhecida como Zvezda Danica, Zvezda Dennitsa, Zwezda Dnieca ou Zvezda Zornitsa [Zvezda significa "estrela"]) e Zorya Vechernyaya ("Aurora da Noite", também conhecida como Vecernja Zvezda, Zvezda Vechernaya, Zwezda Wieczoniaia, Zwezda Wieczernica ou Zvezda Vechernitsa). Todas as manhãs, Zorya Utrennyayaela abre os portões do palácio oriental de Dazbog, para que seus cavalos possam puxar sua carruagem através do céu. À noite, quando Dazbog retorna ao seu palácio, Zorya Vechernyaya fecha os portões.

A terceira Zorya chama-se Zorya Polunochnaya ("Aurora da Meia Noite"), mas algumas lendas a omitem, afirmando somente a existência das outras duas Auroras. A aparência desta Zorya é um mistério e dizem que o Sol morre todas as noites em seus braços e renasce ao amanhecer. Ela é uma divindade associada à morte, renascimento, misticismo, magia e sabedoria.

Arte de DarthCrotalus
fontes:

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Vocês podiam fazer um post sobre o Simargl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações que tenho sobre o Simargl são poucas e conflitantes, por isso ainda não fiz um post sobre ele.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby