Image Map

14 de outubro de 2016

Zoryas

۞ ADM Sleipnir

Arte de Victoria
As Zoryas (alternadamente: Zarya, Zvezda, Zwezda) são as deusas eslavas do amanhecer e do anoitecer (também conhecidas como as Auroras), servas do deus sol Dazbog, seu pai. Segundo a mitologia, sua principal função é guardar e vigiar o cão do juízo final, Simargl, que está acorrentado à estrela Polaris, na constelação de Ursa Menor. Todos os dias Simargl tenta devorar Polaris, e segundo o mito, se a corrente que o aprisiona se quebrar, ele irá devorar a Ursa Maior e todo o universo será destruído. Assim, as Zoryas são tidas como as deusas que guardam o universo. 

Existem controvérsias sobre a quantidade de Zoryas, se existem duas ou três delas. Normalmente são consideradas apenas duas: Zorya Utrennyaya ( "Aurora da Manhã", também conhecida como Zvezda Danica, Zvezda Dennitsa, Zwezda Dnieca ou Zvezda Zornitsa [Zvezda significa "estrela"]) e Zorya Vechernyaya ("Aurora da Noite", também conhecida como Vecernja Zvezda, Zvezda Vechernaya, Zwezda Wieczoniaia, Zwezda Wieczernica ou Zvezda Vechernitsa). Todas as manhãs, Zorya Utrennyayaela abre os portões do palácio oriental de Dazbog, para que seus cavalos possam puxar sua carruagem através do céu. À noite, quando Dazbog retorna ao seu palácio, Zorya Vechernyaya fecha os portões.

A terceira Zorya chama-se Zorya Polunochnaya ("Aurora da Meia Noite"), mas algumas lendas a omitem, afirmando somente a existência das outras duas Auroras. A aparência desta Zorya é um mistério e dizem que o Sol morre todas as noites em seus braços e renasce ao amanhecer. Ela é uma divindade associada à morte, renascimento, misticismo, magia e sabedoria.

Arte de DarthCrotalus
fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Vocês podiam fazer um post sobre o Simargl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações que tenho sobre o Simargl são poucas e conflitantes, por isso ainda não fiz um post sobre ele.

      Excluir
  2. Só tem isso sobre elas? Poxa, queria saber mais sobre

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby