26 de outubro de 2016

Lissa


۞ ADM Sleipnir



Lissa (ou Lýssa, em grego: Λύσσα) era uma deusa grega ou espírito personificado (daimona) do frenesi e da fúria desenfreada, bem como da raiva em animais. Os atenienses escreviam seu nome como Lýtta (grego: Λύττα). Sua equivalente romana era denominada Ira ou FurorPor seus atributos, Lissa é relacionada com outros espíritos como Mania (a loucura), Coalemos (a estupidez) e Anoia (a demência).

O poeta Eurípides identifica Lissa em sua tragédia Héracles como sendo filha da deusa primordial da noite, Nix, que foi fecundada pelo icor que verteu de Urano após ele ter sido castrado por Cronos. Já o poeta Higino a descreve como sendo filha de Gaia e Éter

Participação nos mitos

Em racles, Eurípides relata como a deusa Hera ordenou a Lissa, por intermédio de sua mensageira Íris, que enlouquecesse Héracles, do qual Hera era grande inimiga. Lissa tentou dissuadir a Íris, sem êxito algum, e contra sua vontade, se introduziu no herói, incitando-lhe a matar sua mulher e seus próprios filhos.

O poeta Ésquilo identifica Lissa como sendo o agente enviado por Dionísio para enlouquecer as filhas ímpias de Mínias, que por sua vez desmembraram o rei de Tebas, Penteu.

Pinturas em vasos gregos da época revelam seu envolvimento no mito de Ácteon, o caçador dilacerado por seus próprios cães, enfurecidos como um castigo por ter visto a deusa Ártemis nua. Nesta cena, ela aparece uma mulher vestida com uma saia curta, e coroada com uma cabeça canina, representando a loucura da raiva.

fonte da imagem: theoi.com

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby