25 de setembro de 2024

Escrava Luminosa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

A Escrava Luminosa é um espírito oriundo de um relato que se passa no período da escravidão no Brasil, mais especificamente na cidade de Barras, no estado do Piauí. Em um tempo em que pessoas negras eram tratadas como escravos, havia na região de Barras um certo fazendeiro conhecido por sua crueldade. Ele possuía muitos escravos, que eram duramente punidos por qualquer deslize. Sua esposa era igualmente maldosa, e castigava escravos por diversão. Se alguém cometesse um erro, eles eram enviados a uma ilha no rio Maratoan, onde ficavam isolados e sem comida, muitas vezes morrendo abandonados.

Certo dia, uma das escravas descobriu algo errado feito pela mulher do fazendeiro e contou a ele, o que acabou provocando uma briga entre o casal. Enfurecida, a esposa ordenou que a língua da escrava fosse cortada e que ela fosse jogada na ilha. Seu ferimento acabou infeccionando e levando à morte da escrava.

Após a sua morte, um fenômeno sobrenatural começou a assombrar a região. Durante a noite, escravos e viajantes passaram a relatar a aparição de uma figura feminina, envolta por uma forte luz que saía de sua boca. Esse espírito era identificado como o da escrava morta, e sua presença causava medo entre os habitantes. Os escravos contaram ao fazendeiro e à sua esposa sobre a aparição, mas eles não acreditaram. O casal afirmava que os escravos, por serem considerados "sem alma", não poderiam retornar como espíritos. 

A lenda, no entanto, tomou um rumo inesperado quando, em uma noite, a própria esposa do fazendeiro encontrou a figura luminosa no caminho. A visão foi tão assustadora que ela perdeu a paz, passando a ter pesadelos constantes, adoecendo a ponto de perder a fala e, eventualmente, morrer. Dizem que após a sua morte, a Escrava Luminosa nunca mais apareceu, de modo que a fazenda voltou a viver em paz. Há, contudo, quem diga que sempre que houver alguém com maldade no coração que venha a maltratar um negro, este será punido pela Escrava Luminosa.

Arte de Douglas Viana


fontes:

‌‌CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby