Image Map

31 de maio de 2022

Sandraudiga

۞ ADM Sleipnir

Arte de Christopher Moore

Sandraudiga é uma obscura deusa germânica/holandesa, unicamente conhecida e atestada por meio de uma inscrição latina em uma pedra de altar encontrada em 1812 na província de Zundert, em Brabante do Norte, na Holanda. A pedra é datada do século II d.C. e tem 1,40 metros de altura, possuindo inscrição na face frontal e a decoração de uma cornucópia no lado direito. A inscrição diz: “DEAE SANDRAUDIGAE CULTORES TEMPLI” que significa “À deusa Sandraudiga, os adoradores de seu templo”. 

A pedra com a inscrição dedicada à Sandraudiga, hoje alojada no Museu Nacional de Antiguidades em Leiden, na Holanda. 


O significado de seu nome ainda é objeto de discussão, mas foi sugerido que poderia significar "Aquela que tinge a areia de vermelho". Baseando-se em seu nome, várias interpretações foram propostas. Alguns afirmam que Sandraudiga pode ter sido uma deusa da batalha, que coloria a areia com o sangue de seus inimigos. Já outros acreditam que seu nome está ligado a fertilidade, uma vez que os terrenos férteis de Zundert são bastante avermelhados. Para sustentar essa teoria, referem-se a cornucópia esculpida em seu altar. Uma última interpretação de seu nome conecta Sandraudiga à produção de ferro, uma vez que as areias vermelhas são bastante ricas em ferro.

Arte de YunaXD





PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby