Image Map

31 de maio de 2022

Sandraudiga

۞ ADM Sleipnir

Arte de Christopher Moore

Sandraudiga é uma obscura deusa germânica/holandesa, unicamente conhecida e atestada por meio de uma inscrição latina em uma pedra de altar encontrada em 1812 na província de Zundert, em Brabante do Norte, na Holanda. A pedra é datada do século II d.C. e tem 1,40 metros de altura, possuindo inscrição na face frontal e a decoração de uma cornucópia no lado direito. A inscrição diz: “DEAE SANDRAUDIGAE CULTORES TEMPLI” que significa “À deusa Sandraudiga, os adoradores de seu templo”. 

A pedra com a inscrição dedicada à Sandraudiga, hoje alojada no Museu Nacional de Antiguidades em Leiden, na Holanda. 


O significado de seu nome ainda é objeto de discussão, mas foi sugerido que poderia significar "Aquela que tinge a areia de vermelho". Baseando-se em seu nome, várias interpretações foram propostas. Alguns afirmam que Sandraudiga pode ter sido uma deusa da batalha, que coloria a areia com o sangue de seus inimigos. Já outros acreditam que seu nome está ligado a fertilidade, uma vez que os terrenos férteis de Zundert são bastante avermelhados. Para sustentar essa teoria, referem-se a cornucópia esculpida em seu altar. Uma última interpretação de seu nome conecta Sandraudiga à produção de ferro, uma vez que as areias vermelhas são bastante ricas em ferro.

Arte de YunaXD





NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby