۞ ADM Sleipnir
ilustração de uma Scitalis no Bestiário de Aberdeen |
Scitalis (latim, do grego Scytale, provavelmente derivado de scintilla, “faísca” ou “cintilação”) é uma criatura serpentina oriunda de bestiários medievais, sendo um dos mais famosos o chamado Bestiário de Aberdeen, compilado em torno de 1200. Ela é geralmente descrita como possuindo marcas em suas costas que ao serem vistas por suas possíveis presas, fazem com que estas fiquem atordoadas e assim sejam facilmente capturadas. Sua ilustração no Bestiário de Aberdeen a descreve como tendo duas patas na parte dianteira do corpo, além de asas, características essas que a assemelham a outra criatura famosa de bestiários medievais, a Anfisbena.
O historiador Isidoro de Sevilha (560-636) em sua obra Etymologiae, não descreve o Scitalis como possuindo marcas, mas sim uma pele que brilha com tanta variedade de cores e intensidade que faz com que aqueles que a vêem fiquem entorpecidos e acabem sendo capturados. Isidoro também relata que a pele de uma Scitalis é tão quente que ela troca de pele até mesmo no inverno.
fontes:
- http://bestiary.ca/beasts/beastgallery271.htm
- https://en.wikipedia.org/wiki/Scitalis
- https://catalogobestial.blogspot.com/2016/05/scitalis.html
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.