۞ ADM Sleipnir
Os chamados Quatro Tesouros dos Tuatha Dé Danann são objetos mágicos que, de acordo com a mitologia irlandesa, os Tuatha Dé Danann trouxeram consigo de sua migração das cidades de Failias, Findias, Gorias e Murias até à Irlanda. Cada um desses objetos foi criado por um druida de cada uma dessas cidades, e continham propriedades que os tornavam únicos e especiais.
Lia Fail
O primeiro tesouro era a Lia Fail, ou "Pedra de Fal", forjada pelo druida Fessus na cidade de Falias. Essa pedra emitia um grito quando um legítimo rei colocava seus pés sobre ela. Além disso, ela tinha o poder de rejuvenescê-lo. Esta pedra foi colocada sobre a Colina de Tara, a sede dos Altos Reis da Irlanda.
Sleá Lúgh
O segundo tesouro era a Sleá Lúgh ("Lança de Lugh", também chamada Sleá Bua, “Lança da Vitória”), uma lança forjada pelo druida Esras na cidade de Gorias. Pertencente ao deus Lug, ela garantia a vitória ao seu portador, e não precisava sequer ser empunhada por ele; com a aproximação de uma batalha, ela clamava para ser solta e então atacava seus alvos sem nunca errar, muito menos deixá-los vivos.
Claiomh Solais
O terceiro tesouro era a Claiomh Solais ("Espada de Luz"), a espada mágica pertencente ao rei Nuada e forjada pelo druida Uscias na cidade de Findias. Uma vez desembainhada, Claiomh Solais nunca errava o seu alvo, e qualquer ferimento infligido por ela era mortal.
Coire Ansic
O último dos tesouros era o Coire Ansic, o caldeirão mágico pertencente ao deus Dagda, forjado pelo druida Semias na cidade de Murias. Esse caldeirão possuía o dom de satisfazer o apetite de qualquer pessoa que fosse considerada digna. Também era capaz de curar completamente aqueles que fossem colocados dentro dele, inclusive sendo capaz de trazer os mortos de volta a vida.
Arte de Feig |
cara, muito bom e interessante esses tesouros sagrados. Tem posts sobre outros tesouros sagrados de outras mitologias aqui no blog?
ResponderExcluirObrigado Hamilton. Não tenho nenhum post como esse publicado sobre outras mitologias. Já citei os tesouros sagrados japoneses em algumas ocasiões.
ExcluirNÃO CONHECIA ESSE TESOURO. INTERESSANTE.
ResponderExcluirVocês são incríveis! Nunca ouvi falar sobre esses tesouros, são bem interessantes. Continuem o bom trabalho!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirPoderia continuar trazendo o conteúdo a tesouros ou relíquias e suas mitologias
ResponderExcluirPost bem elaborado e rico de informações. Trás pra nós, os três tesouros sagrados (Chizuru, Iori e Kyo). Hehe
ResponderExcluirPq o caldeirão tenho nome de undry quando ele tá com o dagda?(espero ter digitado certo)
ResponderExcluirMenciono esse nome na postagem sobre Dagda, mas confesso que não sei de onde veio. O correto é o que está nesse post, e vou corrigir no de Dagda. Obrigado pelo comentário.
ExcluirO nome da lança de lugh não é gae assail?
ResponderExcluirPode ser chamada assim tbm. Tanto Sleá quanto Gae significam "lança".
Excluir