Image Map

9 de maio de 2022

Huallepen

۞ ADM Sleipnir

Arte de Tremeroz

Huallepen (oriundo do mapuche Wallipén, algo como “bezerro-ovelha”; também chamado Huallipen ou Guallipen) é uma espécie de criatura anfíbia pertencente ao folclore mapuche, dita assombrar lagos e rios do Chile. É geralmente descrita como tendo a cabeça de um bezerro e um corpo semelhante ao de uma ovelha tosquiada; com patas dianteiras curtas e uma extremidade posterior que lembra uma foca.

Quando em terra, Huallepens costumam ser inofensíveis, porém em um ambiente aquático tornam-se extremamente agressivos. Eles vem à terra firme com o intuito de se acasalar com animais terrestres, como vacas ou ovelhas, o que resulta em proles malformadas e monstruosas. Existe a crença de que uma mulher grávida ver um Huallepen, ou sonhar com um durante três noites seguidas, faz com que seu bebê nasça com algum tipo de deformidade.

Arte de Foalies

fontes:

  • South Mythology A to Z, de  Ann Bingham e Jeremy Roberts;
  • Encyclopedia of Beasts and Monsters in Myth, Legend and Folklore, de Theresa Bane;
  • https://pueblosoriginarios.com

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. muito bom! ele teria alguma relação com o camahueto? lembrei dele lendo o post. Se não me engano tem um post dele aqui no blog não é?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim um post sobre o Camahueto publicado aqui. São levemente semelhantes, no que diz respeito aos habitats. Talvez tenham até alguma associação um com o outro mas durante minha pesquisa não encontrei nada.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby