Image Map

3 de maio de 2022

Dhat-Badan

۞ ADM Sleipnir

Arte de Lily McDonnell (@mybeautifulmonsters)

Dhat-Badan (Dhātu-Ba'dan, "A Das Cabras Selvagens" e "A Do Santuário"; também chamada Dhat-hami ou Zat-Badar) era uma deusa do oásis, da natureza e da estação chuvosa, adorada no passado pelo povo himiar em oásis rodeados de árvores no sul da Arábia, na região do antigo Iêmen, Somália e Etiópia. Na língua dos semitas da Abissínia, Dhat-Badan era chamada de Zat-Badar e era uma deusa popular entre os politeístas de Axum, uma cidade antiga que foi originalmente fundada pelos primeiros colonos semitas da Península Arábica. 

Dizia-se que Dhat-Badan proibia qualquer invocação a ela quando não havia uma vidente ou sacerdotisa presente em seu santuário. Em seu santuário, uma sacerdotisa chamada khalimah (literalmente "sonhadora") se deitava e dormia diante da(s) árvore(s) sagrada(s) da deusa, com o objetivo de receber um oráculo na forma de um sonho profético. 

O Ibex ibérico era um sagrado para esta deusa e dizia-se que uma ilha no Mar Vermelho habitada por Ibexes estava sob sua proteção.

fontes:

  • https://wathanism.blogspot.com/2011/11/deities-beings-and-figures-in-arabian.html
  • https://littleneocreative.com/other-peoples-deities/
  • Encyclopedia of Religions, de John G. R. Forlong

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby