11 de setembro de 2024

Ors tal-Gandlora

۞ ADM Sleipnir

Arte de Daniel Mercieca

Ors tal-Gandlora ("O Urso de Gandlora" em maltês) é um urso gigante pertencente ao folclore maltês, e associado a antigos rituais de inverno. Segundo a tradição, ele repousa em uma caverna escura escondida atrás da colina de Gelmus, na ilha de Gozo. Durante a Festa da Candelária, na noites de 1º para 2 de fevereiro, ele se ergue, apoiando uma das patas nas muralhas da Cittadella ,e outra na colina de Gelmus, ao lado.


Arte de Eric Leone

Após um longo bocejo e uma espreguiçada, o Ors tal-Gandlora segue, com sua passada pesada, pelas ruas estreitas da cidade de Rabat. Ele cheira o ar ao redor e, em cada esquina e praça, toca seus bigodes e faz uma previsão: se eles estiverem secos, é um sinal de que o inverno ainda durará por mais tempo; se estiverem molhados, é porque o inverno está próximo do fim. Dizem que, na noite de sua aparição, os moradores de Rabat fecham bem as portas e janelas de suas casas, esperando que o Ors tal-Gandlora siga seu caminho sem incomodá-los. Alguns relatos afirmam que o urso procura por presas desavisadas durante sua caminhada

O Ors tal-Gandlora tem uma ligação com mitos de outras culturas, como o Orso della Candelora na região de Piemonte, na Itália, cuja lenda é idêntica a dele, e o Dia da Marmota nos Estados Unidos, onde uma marmota prevê a duração do inverno. Às vezes, o Ors tal-Gandlora é confundido com outro ser do folclore maltês, o Gawgaw, que também é associado à previsão do tempo.

Arte de Joseph Bugeja

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby