24 de setembro de 2024

Liqimsa

۞ ADM Sleipnir

Os Liqimsa, de acordo com o folclore do povo Borana Oromo da Etiópia, eram monstruosos devoradores de humanos que se assemelhavam a elefantes gigantes. Eles tinham corpos imensos, com características físicas semelhantes às dos elefantes, como trombas poderosas e presas longas, mas com um toque aterrorizante e grotesco que acentuava sua natureza monstruosa e violenta. Esses seres eram conhecidos por sua voracidade insaciável e exigiam um tributo diário de carne humana, levando os Borana à beira da extinção.

Alguns conseguiram escapar, fugindo para terras distantes e fundando novas comunidades. Outros tentaram ir para o sul, mas para onde quer que fugissem, os Liqimsa os caçavam incansavelmente, devorando todos. Conta-se que as coisas chegaram a um ponto onde restaram vivos apenas trinta guerreiros Borana, que se viram obrigados a buscar refúgio na colina de Namdur. 

Entre esses guerreiros haviam dois irmãos — o mais velho, famoso por sua astúcia, e o mais novo, conhecido por sua bravura. O irmão mais velho enfrentou os monstros e os desafiou, dizendo: 

Pela graça de Waaqa, quem comer minha carne e beber meu sangue se tornará imortal!

Tal desafio instigou uma discussão feroz entre os Liqimsa, com cada um reivindicando ser o mais merecedor do dom da imortalidade. A disputa logo se transformou em violência, e os monstros começaram a arrancar árvores e a se atacar com fúria. Enquanto os Liqimsa se digladiavam, o irmão mais jovem obteve sua chance de se vingar. Ele pegou duas lanças, aqueceu suas pontas no fogo e cravou-as nas barrigas das criaturas, acabando com ambos. Com os Liqimsa mortos, o povo Borana pôde repovoar suas terras e reconquistar as áreas que haviam perdido. Além disso, expandiram seus domínios, conquistando novas regiões e expulsando os antigos habitantes.

O pesquisador George Wynn Brereton Huntingford (1901-1978) interpretou a lenda dos Liqimsa como uma representação mítica de um evento histórico, possivelmente uma série de derrotas militares infligidas aos Borana pelo povo Sidama.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby