22 de janeiro de 2025

Changgwi

۞ ADM Sleipnir

Arte de EVIRAITARI

Changgwi (coreano 창귀, "espírito rancoroso") é um tipo de espírito presente no folclore coreano e com origens chinesas, associado a vítimas de ataques de tigres. Geralmente, refere-se a fantasmas transformados em espíritos malignos após serem mortos por tigres, tornando-se responsáveis por causar novos ataques a outras vítimas.

Relatos envolvendo esse tipo de espírito aparecem principalmente em histórias de fantasmas da dinastia Joseon, retratando-o como um ser que não consegue passar adequadamente para o além. Segundo as histórias, para alcançar a libertação espiritual (seongbul), um Changgwi precisa oferecer outras pessoas ao tigre que o matou. Assim, ele se torna uma espécie de servo do animal, atraindo viajantes desavisados nas profundezas das montanhas para satisfazer sua fome.

Registros 

O registro mais antigo envolvendo um Changgwi está no livro (전기, Chuanqi,  "Histórias Extraordinárias") do escritor da dinastia Tang, Pei Xing (裴鉶). Nele, há um relato sobre alguém chamado Ma Zheng, que sobe uma montanha e, com a ajuda de Ma Suo e do caçador Wu Jin, derrota um tigre disfarçado de monge, acompanhado por espíritos Changgwi.

Outro registro significativo está no Tingyu Jitan (청우기담, "Histórias de Ouvir a Chuva"), do escritor Ming Du Mu (都穆), onde ele descreve os Changgwi como "os espíritos de pessoas devoradas por tigres, que se tornam escravos dos tigres, sem poder escapar". 

No entanto, a obra mais conhecida que menciona os Changgwi é o Hojil (호질), de Park Ji-won, que detalha como tigres, ao devorar pessoas, transformam-nas em seus assistentes sobrenaturais.

Arte de Poe

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby