
Ob-Obanan é uma divindade da mitologia do povo bontoc (ou bontok), encontrado nas porções central e leste da Província da Montanha, na ilha de Luzon, nas Filipinas. Considerada uma deusa do submundo, Ob-Obanan é uma figura associada à decadência, punição e aos males que afligem a humanidade. Seu nome significa literalmente “cabelo branco”, e, segundo a tradição, seus longos fios são habitados por insetos, formigas, centopeias e todas as pragas que incomodam o ser humano.
Um mito conhecido envolvendo Ob-Obanan narra o episódio da origem dos insetos e répteis. De acordo com o mito, dois irmão, um rico e um pobre, são postos à prova pela deusa. O irmão pobre, demonstrando humildade e respeito, é recompensado, enquanto o rico, agindo com arrogância, recebe de Ob-Obanan um cesto repleto de insetos e répteis. Ao abri-lo, o homem liberta todas essas criaturas sobre a terra.
![]() |
| Arte de beejowell |
fontes:
- Almendral, E. C. (1972). Talubin Folklore, Bontoc, Mountain Province. Baguio City: Lyceum of Baguio.
- CLARK, J. Bontok Deities and the Origin of Headhunting • THE ASWANG PROJECT. Disponível em: <https://www.aswangproject.com/bontok-deities-headhunting/>.
Ob-Obanan



Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.