۞ ADM Sleipnir

Zaochi (chinês 凿齿) é uma criatura da mitologia chinesa, mencionada nas obras
Shan Hai Jing (山海经, “Clássico das Montanhas e dos Mares”) e
Huainanzi (淮南子, “Os Mestres de Huainan”). Segundo os registros, tratava-se de um ser que habitava as regiões pantanosas do sul e que travou combate com o herói arqueiro
Hou Yi nas planícies de Shouhua (ou Chouhua), situadas a leste do Monte Kunlun.
De acordo com o erudito Gao You (século II–III d.C.), Zaochi tinha a forma de uma fera com dentes de cerca de três chi de comprimento (aproximadamente 50 centímetros), cuja forma lembrava um cinzel. Já o comentarista Guo Pu (276–324 d.C.) o descreve como uma figura humanoide, também com dentes talhados como cinzéis, medindo entre cinco e seis chi. O Shan Hai Jing menciona ainda que Zaochi empunhava um escudo e uma alabarda, reforçando sua imagem de guerreiro primitivo ou guardião das regiões úmidas.
Segundo a tradição, Zaochi atacava e devorava seres humanos, o que levou o imperador Yao a ordenar que Hou Yi o enfrentasse. Ao perceber a aproximação do arqueiro, armado com arco e flechas, Zaochi tentou se defender, levantando o escudo e exibindo as presas em postura de combate. Hou Yi, entretanto, partiu o escudo ao meio com sua espada e, quando a criatura tentou fugir, disparou uma flecha que a atingiu no coração, matando-a.
Interpretação arqueológica e simbólica
Estudos arqueológicos indicam que o mito de Zaochi pode refletir antigas práticas rituais da cultura Dawenkou (3800–2400 a.C.), no leste da China. Sepultamentos desse período revelam que jovens — homens e mulheres — tinham os incisivos superiores laterais removidos durante a adolescência, em um rito de passagem para a vida adulta.
O costume, conhecido como “talhar os dentes” (凿齿), possuía provável significado totêmico. A extração imitava o cervo-almiscarado (獐), animal sem dentes superiores visíveis e símbolo de força e agilidade. Muitos mortos eram enterrados segurando suas presas, interpretadas como amuletos protetores. Com o tempo, a lembrança dessa tradição pode ter sido reelaborada no imaginário mitológico, transformando o antigo povo dos “dentes talhados” em uma figura monstruosa — o Zaochi — e preservando, sob forma simbólica, ecos de ritos e identidades de povos esquecidos da pré-história chinesa.
fontes:
CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE.jpg)
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram:
@portaldosmitosblog
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.