13 de dezembro de 2025

Fad Felen

۞ ADM Sleipnir

Arte de @angel.of.free.will

Fad Felen (também registrado como Fall Felen) é uma entidade mítica associada a surtos de peste no folclore galês. Conhecida como “Pestilência Amarela”, “Morte Amarela” ou “Praga Amarela”, essa entidade surge como a personificação sobrenatural de uma epidemia que, segundo tradições medievais, assolou o País de Gales por volta da década de 540.

Nas narrativas mais antigas, o Fad Felen não aparece como um ser antropomórfico, mas como uma imensa coluna de nuvem aquosa, pestilenta, que se estendia do solo até o céu. Qualquer criatura viva capturada por essa formação morria instantaneamente ou adoecia até sucumbir. A denominação “amarela” deriva da aparência lívida e descolorida das vítimas, que apresentavam um tom amarelado e sem sangue.

Com o passar do tempo, o Fad Felen foi reinterpretado sob formas mais simbólicas. Alguns relatos o descrevem como uma figura feminina monstruosa — uma bruxa de cabelos, dentes e olhos amarelos, cujos atributos lembram outras personificações de doenças no folclore celta. Em versões alternativas, assume a forma de um basilisco ou de um monstro escamoso com garras afiadas e hálito contagioso, conforme mencionado pelo poeta medieval Rhys Tenganwy.

Fad Felen está intimamente ligado à morte de Maelgwn Gwynedd, poderoso rei do Norte de Gales. Segundo uma profecia do poeta Taliesin, uma criatura “de cabelos, dentes e olhos amarelos” viria do pântano de Rhianedd para puni-lo por seus crimes. A lenda afirma que Maelgwn teria avistado Fad Felen pela fechadura da igreja de Rhos, morrendo logo em seguida — um relato geralmente interpretado como uma metáfora poética para sua morte por peste dentro do templo.

Arte de Eileen Neill

fonte:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby