18 de janeiro de 2026

O Visitante de Van Meter

۞ ADM Sleipnir


O Visitante de Van Meter (Van Meter Visitor, em inglês) é uma criatura misteriosa associada a uma série de supostos avistamentos ocorridos em 1903, na pequena cidade de Van Meter, no estado de Iowa, Estados Unidos. O caso tornou-se um dos episódios mais conhecidos do folclore local e da criptozoologia norte-americana do início do século XX.

Descrições

De acordo com os relatos da época, o Visitante de Van Meter era descrito como uma criatura alada, frequentemente comparada a um morcego gigante, com grandes asas, três dedos visíveis nas pegadas, e um odor forte e desagradável. Um de seus aspectos mais incomuns era a presença de um chifre ou protuberância na testa, capaz de emitir uma luz intensa, descrita por testemunhas como um feixe ou raio luminoso.

Alguns moradores afirmaram que a criatura era capaz de voar em alta velocidade, movia-se silenciosamente e aparentava ser imune a disparos de armas de fogo, pois tiros efetuados contra ela não teriam causado ferimentos visíveis.


Avistamentos

O primeiro avistamento relatado sobre o Visitante de Van Meter ocorreu na noite de 29 de setembro de 1903, quando um empresário local, chamado U.G. Griffith, observou uma luz brilhante no topo de um edifício. Inicialmente, ele acreditou tratar-se de um ladrão utilizando uma lanterna, mas a luz desapareceu repentinamente e reapareceu em outro ponto, revelando-se associada a uma criatura alada. Nos dias seguintes, outros cidadãos respeitados da comunidade relataram encontros semelhantes, incluindo o médico da cidade e o banqueiro Clarence Dunn, que teria disparado contra a criatura sem obter qualquer efeito aparente. Os avistamentos continuaram ao longo de várias noites, gerando crescente medo entre os moradores.

O episódio mais significativo envolvendo a criatura ocorreu quando um grupo de moradores decidiu persegui-la. Eles seguiram seus rastros até uma mina de carvão abandonada nos arredores da cidade. No local, relataram ouvir sons estranhos vindos do interior da mina e afirmaram ter visto duas criaturas, uma maior e outra menor, que teriam retornado para o interior da escavação ao serem confrontadas. Os homens dispararam contra as criaturas enquanto elas desapareciam na escuridão da mina. 

Interpretações 

Ao longo dos anos, diversas explicações foram propostas para o fenômeno. Algumas teorias sugerem que os relatos possam ter sido causados por um animal desconhecido ou mal identificado, como uma grande ave noturna. Outras hipóteses envolvem interpretações sobrenaturais, extraterrestres ou ultraterrestres, bem como explicações psicológicas, como histeria coletiva ou exageros alimentados pelo medo.

O caso foi investigado em profundidade por autores como Chad Lewis, Noah Voss e Kevin Lee Nelson, que reuniram relatos originais, documentos históricos e análises críticas em publicações dedicadas ao tema. Segundo os pesquisadores, embora a história tenha sido parcialmente esquecida por gerações posteriores, ela continua a despertar interesse entre estudiosos do folclore e entusiastas do paranormal.



fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby