17 de fevereiro de 2026

Glawackus

۞ ADM Sleipnir

O Glawackus é uma criatura lendária do folclore lenhador norte-americano. Seu nome é uma combinação de “Glastonbury”, a cidade do estado de Connecticut onde os avistamentos foram relatados, com “wacky” (termo inglês que significa “maluco” ou “excêntrico”), acrescido da terminação latina “-us”, comum na nomeação informal de criaturas fantásticas e pseudocientíficas da época.

A criatura é descrita como feroz e de aparência híbrida, reunindo características de diferentes animais, o que dificulta sua classificação. A maioria dos relatos afirma que o Glawackus possuía o corpo de um grande felino, semelhante a um puma ou pantera, combinado com a cabeça de um cão ou de uma hiena. Também são mencionadas garras e presas afiadas, reforçando sua imagem ameaçadora.

Arte de Dragonix

Avistamentos

Os primeiros avistamentos do Glawackus ocorreram em 1939, especificamente a partir de janeiro de 1939, na região rural de Glastonbury, uma área cercada por montanhas e florestas densas — cenário que favoreceu o surgimento e a disseminação de histórias misteriosas. Moradores locais relataram ataques a gado e outros animais de fazenda, afirmando que a criatura deixava rastros incomuns e trilhas de sangue.

Alguns testemunhos mencionam gritos aterradores vindos da mata durante a noite, o que aumentou o temor da população e levou à organização de buscas pela suposta fera. Um dos relatos mais curiosos descreve o Glawackus como possuidor de uma “força sobre-humana”. Fazendeiros e caçadores experientes chegaram a liderar expedições para capturá-lo, mas nenhuma tentativa teria obtido sucesso, o que contribuiu para consolidar sua reputação lendária.

Teorias

Diversas teorias tentam explicar a origem do Glawackus. Uma das mais recorrentes sugere que se trataria de um animal exótico, como um leão ou outro grande felino, que teria escapado de um zoológico ou de um circo itinerante. Essa hipótese buscaria justificar tanto seu comportamento predatório quanto suas características físicas incomuns.

Outra interpretação, comum no campo da criptozoologia, propõe que o Glawackus seria uma espécie ainda desconhecida da ciência ou mesmo um híbrido de animais, resultado de observações imprecisas em condições adversas.

Há também quem defenda que os relatos se refiram a uma hiena fugitiva, dada a semelhança mencionada por algumas testemunhas quanto à postura e ao formato da cabeça da criatura. Por fim, uma abordagem mais cética sustenta que o Glawackus seja fruto da imaginação coletiva ou de um episódio de histeria em massa, fenômeno relativamente comum em comunidades rurais e isoladas, onde rumores tendem a se espalhar rapidamente.

Evidências questionáveis

A autenticidade de algumas evidências associadas ao Glawackus foi posteriormente colocada em dúvida. Destaca-se o caso de James Rufius Williams, que admitiu ter fabricado pegadas falsas atribuídas à criatura. Essa revelação levantou questionamentos sobre a veracidade de parte dos rastros e indícios físicos apresentados na época, reforçando a hipótese de que o Glawackus possa ter sido, ao menos em parte, um produto de trotes, exageros ou construções folclóricas deliberadas.

Arte de Jonathan Valiente

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby