Image Map

21 de abril de 2017

Pixiu

۞ ADM Sleipnir


Pixiu (chinês: 貔) é uma mítica criatura híbrida pertencente a mitologia chinesa, muitas vezes confundida com outras criaturas, como os Cães de Fu ou com o Qilin. Para os praticantes de Feng Shui, ela é considerada uma criatura auspiciosa, capaz de atrair riquezas de todas as direções.

Representações

O Pixiu é frequentemente representado como um leão alado, com duas grandes presas em sua boca, e dotado de um ou dois chifres. Ás vezes é representado com o rosto ou com o corpo inteiro de um dragão.

Quando o Pixiu possui apenas um chifre, ele É chamado de Tianlu (chinês: 天祿), e é considerado um atraidor de riquezas. Acredita-se que ter a estátua de um Tianlu em sua casa ou em seu escritório atrair riquezas, ou as impede de ir embora. Se o Pixiu possui dois chifres, ele é chamado de Bixie (chinês: 辟邪), e é considerado um ser que afasta os espíritos malígnos. Acredita-se que ter uma estátua sua em casa ajuda pessoas com problemas de mau Feng Shui.

Tianlu

Bixie


Mitologia

De acordo com a mitologia chinesa, o Pixiu violou uma lei do céu, defecando no assoalho do Imperador de Jade. O deus puniu o Pixiu, selando o seu ânus e restringindo sua dieta a ouro. Dessa forma, a criatura só pode absorver o ouro, mas não pode expulsá-lo. Esta é a origem do status do Pixiu como um símbolo de aquisição e preservação da riqueza.

Pixiu é também uma criatura feroz. As grandes presas visíveis na boca da criatura são usadas para atacar demônios e espíritos malignos, drenando sua essência e convertendo-a em riqueza. Pixiu também protege os homens contra doenças causadas por esses mesmos espíritos malignos. Em homenagem à sua ferocidade e destreza, Pixiu era um sinônimo do exército na China antiga.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

11 comentários:

  1. E o que dizer da pulseira de pedra obsidiana negra do feng shui, com um Pixiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei disso no primeiro parágrafo. O Pixiu é um símbolo tido como atraidor de riquezas.

      Excluir
  2. Tem que ter uma estátua ou algo do tipo ou posso ter uma imagem( foto) comprei a pulseira da prosperidade e o pixiu é de dois chifres e ñ encontro bracelete de um com um chifre só. Posso ter a imagem tem a mesma ação? Quando tiro meu bracelete onde posso deixar li em um lugar q tem deixar com a cara pra porta de entrada mas logo adiante no mesmo diz q ñ pode queria saber, oq pode ou ñ fazer.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desta matéria sobre o Puxou, uma tatuagem do Pixiu ficaria top.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Acho que você entendeu errado. Ele quem violou uma lei e defecou no chão do palácio do Imperador de Jade.

      Excluir
  5. Oi gostaria de ter um esclarecimento. Se o Pixiu devora o ouro, prata e dinheiro? Guardando tudo para ele, então ele é um espírito Devorador certo? Como alguém pode ter riqueza se ele devora tudo? Pode devorar a sorte das pessoas também né? Pelo que vi sobre a história, e meus conhecimentos sobre demonioligia ele não é benéfico. Existem outros seres místicose que trás riquezas. Com o Pixiu precisa fazer um pacquito também? Obrigado pela atenção aguardo sua resposta mande para o meu email mashuroapribeiro@yahoo.com.br fico muito grato se puder me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponto aqui é que como ele se alimenta de riquezas, ele as atrai para onde estiver. Nenhuma das leituras que fiz se refere a ele como um espírito que devora riquezas e causa a ruína das pessoas, pelo contrário, ele acaba atuando como um acumulador, uma vez que não pode digerir o ouro.

      Seu uso como um símbolo auspicioso e protetor é milenar.

      Excluir
    2. Também desconheço algo a respeito de fazer pactos com ele. Basta ter uma estátua sua em sua posse e você passa a usufruir de seus benefícios.

      Excluir
    3. Boa tarde gostaria de saber sobre o pi xiu a alguma restrição de eu me tatuar com a imagem dele ?
      Desde já agradeço pode responder no e-mail flavio.oper1@gmail.com

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby