Image Map

7 de abril de 2017

Romãozinho

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Romãozinho é um personagem do folclore brasileiro, cuja lenda é conhecida nos estados da Bahia, Goiás, em parte do Mato Grosso e também na fronteira do Maranhão com Goiás. Ele era um menino que desde cedo, mesmo antes de aprender a falar, já demonstrava sinais de maldade. Ele tinha o hábito de morder quem colocasse a mão em seu rosto, e também mordia o peito de sua mãe quando ela o amamentava. Já durante a infância, ele vivia maltratando os animais, destruindo plantas e prejudicando as pessoas.

Certa vez, sua mãe pediu para que ele fosse até a roça levar o almoço de seu pai. Com muita má-vontade, Romãozinho obedeceu a mãe, mas no meio do caminho, ele abriu a marmita de seu pai, comeu a galinha assada que sua mãe havia preparado, deixando somente os ossos. 


Quando o pai abriu a marmita e viu somente ossos ao invés da galinha assada, perguntou ao filho o significado daquilo. Maldosamente, Romãozinho disse-lhe: "Minha mãe me deu a marmita assim ... Acho que ela comeu a galinha com o homem que vai sempre a nossa casa quando o senhor sai para trabalhar, e enviou somente os ossos para debochar do senhor". Tomado pela fúria, o homem voltou correndo para casa, e sem nem ao menos dar chance para a mulher desmentir o filho, ele puxou um punhal e a matou ali mesmo. 

Romãozinho, mesmo testemunhando a morte da mãe, não desmentiu o que havia falado para o pai. E enquanto a mãe agonizava no chão, ele ainda ria dela e de como havia sido esperto enganando a todos. Mas antes de morrer, sua mãe o amaldiçoou, dizendo: "Você não morrerá nunca! Você não conhecerá o céu ou o inferno, nem repousará enquanto existir um ser vivente sobre a terra! Seu tormento será eterno!"Mesmo diante dessa maldição, Romãozinho não se intimidou, e ainda riu mais uma vez antes de ir embora da casa. O pai, vendo como havia sido enganado pelo filho, suicidou-se. Desde então, Romãozinho nunca mais cresceu, e dizem que ele costuma andar pelas estradas e fazer travessuras com qualquer um que tenha o azar de cruzar o seu caminho. 


Apesar de sua má fama, existe uma história onde ele acaba fazendo o bem. Essa história conta sobre uma mulher grávida que entrou em trabalho de parto enquanto estava sozinha em casa. Desesperada, ela chamou pelo Romãozinho, e este atendeu ao chamado indo até a casa da parteira, que naquele momento depenava uma galinha. A galinha de repente saiu da sua mão voando, e a parteira saiu correndo atrás dela. Romãozinho pegou a galinha e a jogou dentro da casa da mulher que estava em trabalho de parto, fazendo com que a parteira fosse ao encontro dela.

Existem várias versões sobre a lenda do Romãozinho. Em algumas, ele teria matado o pai de susto, já em outras, sua mãe teria vivido e amaldiçoado o filho posteriormente a morte do pai. Existe ainda uma versão em que dizem que o menino também vira uma bola de fogo que fica indo e vindo pelos caminhos desertos. Já outros, dizem que ele teria se tornado o próprio Corpo-Seco, um ser cuja alma era tão ruim, mas tão ruim, que nem o céu nem o inferno o quiseram, e por essa razão ele vaga pelo mundo assustando as pessoas.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. As letras continuarão em vermelho mesmo? Se vão, é uma pena, muito cansativo para os olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o momento a maioria opinou que eu mantivesse o vermelho. Ainda não tomei minha decisão.

      Excluir
  2. dpois dizem q o folclore brazileiro ñ eh bom, essa lenda eh mt massa!!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby