Image Map

24 de abril de 2017

Monaciello

۞ ADM Sleipnir



Monaciello (ou Munaciello, "pequeno monge" em língua napolitana) é uma espécie de fada ou goblin exclusivo do folclore da comuna de Nápoles, na Itália. Ele é normalmente retratado como espécie de homem pequeno e gordo, vestido com as longas vestes de um monge e usando um chapéu de abas largas.

De acordo com o folclore, ele assombra a cidade de Nápoles e os arredores, pregando peças sobre as pessoas. Dentre suas brincadeiras, está roubar roupas dos varais, roubar colchas de quartos e perseguir mulheres, esta última a sua brincadeira favorita. 

Apesar disso, o Monaciello é tido como uma entidade benévola, e guia pessoas necessitadas até tesouros escondidos. Conta-se que ele aparece para essas pessoas sempre durante a noite, acenando silenciosamente para que o sigam. Se a pessoa tiver coragem para fazê-lo, o Monaciello a leva a algum lugar onde um tesouro está escondido, sem estipular nenhuma condição ou favor em troca. Porém, a pessoa que recebeu a ajuda de um Monaciello não deve nunca se vangloriar disso, ou o tesouro pode desaparecer completamente.

Dizem que muitas pessoas obtiveram riquezas de forma repentina através da ajuda de um Monaciello, e sempre que alguém tem algum tipo de ganho súbito de fortuna, as pessoas dizem: Forse avrà il Monaciello in casa ("talvez tenha recebido o Monaciello em sua casa").


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

4 comentários:

  1. Em outros sites falam que ela guarda vinhos é bem diferente. Qual é a real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei nada durante minha pesquisa que relacionasse o Monaciello à guarda de vinhos. Dando uma pesquisada rápida aqui, encontrei que em algumas histórias ele é visto todo vestido de vermelho e cambaleando bêbado (Encyclopedia of Fairies in World Folklore and Mythology, de Theresa Bane) mas nada além do que escrevi no post.

      Excluir
  2. Ele aparece no filme A Mão de Deus de Paolo Sorrentino, excelente obra.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby