۞ ADM Sleipnir
Monaciello (ou Munaciello, "pequeno monge" em língua napolitana) é uma espécie de fada ou goblin exclusivo do folclore da comuna de Nápoles, na Itália. Ele é normalmente retratado como espécie de homem pequeno e gordo, vestido com as longas vestes de um monge e usando um chapéu de abas largas.
De acordo com o folclore, o Monaciello assombra a cidade de Nápoles e os arredores, pregando peças sobre as pessoas. Dentre suas brincadeiras, está roubar roupas dos varais, roubar colchas de quartos e perseguir mulheres, esta última a sua brincadeira favorita. Apesar disso, o Monaciello é tido como uma entidade benévola, e guia pessoas necessitadas até tesouros escondidos. Conta-se que ele aparece para essas pessoas sempre durante a noite, acenando silenciosamente para que o sigam. Se a pessoa tiver coragem para fazê-lo, o Monaciello a leva a algum lugar onde um tesouro está escondido, sem estipular nenhuma condição ou favor em troca. Porém, a pessoa que recebeu a ajuda de um Monaciello não deve nunca se vangloriar disso, ou o tesouro pode desaparecer completamente.
Dizem que muitas pessoas obtiveram riquezas de forma repentina através da ajuda de um Monaciello, e sempre que alguém tem algum tipo de ganho súbito de fortuna, as pessoas dizem: Forse avrà il Monaciello in casa ("talvez tenha recebido o Monaciello em sua casa").
Em outros sites falam que ela guarda vinhos é bem diferente. Qual é a real?
ResponderExcluirNão encontrei nada durante minha pesquisa que relacionasse o Monaciello à guarda de vinhos. Dando uma pesquisada rápida aqui, encontrei que em algumas histórias ele é visto todo vestido de vermelho e cambaleando bêbado (Encyclopedia of Fairies in World Folklore and Mythology, de Theresa Bane) mas nada além do que escrevi no post.
ExcluirEle aparece no filme A Mão de Deus de Paolo Sorrentino, excelente obra.
ResponderExcluirInteressante
ResponderExcluirInteressante na Série Ben10 Supremacia alienigena há uma raça inspirada nesse os Phantorage
ResponderExcluir