Image Map

14 de abril de 2017

Gwishin

۞ ADM Sleipnir


De acordo com o folclore coreano, os Gwishin (coreano: 귀신) são as almas de pessoas que já faleceram, e que por algum motivo, não foram capazes de ir para o outro mundo. Geralmente, são almas de pessoas que morreram cheias de mágoa e ressentimento, vítimas de um destino injusto. Acredita-se que elas só conseguem deixar esse mundo se conseguirem encontrar a paz. Em busca dessa paz, os Gwishin assombram os vivos até conseguir obter sua vingança, ou se livrar do ódio preso a eles.

Existem vários tipos de Gwishin, que variam conforme as circustâncias da morte de cada pessoa. Os mais famosos são os Cheonyeo Gwishin, Mool GwishinDalgyal Gwishin.

Cheonyeo Gwishin 


As Cheonyeo Gwishin (coreano: 처녀 귀신, "fantasma virgem") são os fantasmas de mulheres que morreram virgens. Há muito tempo atrás, as mulheres nascidas na Coreia sofriam muito, sendo obrigadas desde pequenas a servirem os homens, como seu pai e seu marido. Por isso quando uma virgem morria, se tornava uma Cheonyeo Gwishin.

Elas usam o sobok, uma roupa branca usada em ocasiões de luto, e têm os cabelos longos e despenteados, caídos sobre o rosto. O motivo de usarem o cabelo assim é que a tradição da época obrigava as moças virgens a cobrirem o rosto.


Por terem morrido virgens, as Cheonyeo Gwishin não cumpriram com seu objetivo na vida – o de servir a um marido – e por isso não podem deixar esse mundo. Devido a essa crença, tornou-se costume entre algumas famílias coreanas fazer um “casamento fantasma” para supostamente unir duas pessoas que faleceram e assim poder permitir que eles possam partir desse mundo e ter seu descanso.

As Cheonyoeo Gwishin rondam por lugares grandes que estão velhos ou já abandonados como hospitais, escolas, bosques ou prédios e construções antigas.

Mool Gwishin 


Algumas lendas antigas contam que quando alguém morria afogado, sua alma solitária ficava vagando debaixo da água. Esses são os Mool Gwishin (coreano: 물귀신, "fantasmas da água" ), que por não gostarem de ficar sozinhos no escuro e frio, costumavam arrastar nadadores desavisados para o fundo consigo.

Hoje em dia, porém, essas histórias foram deixadas de lado e o termo Mool Gwishin se tornou apenas uma expressão usada como forma de ameaça. É mais ou menos como dizer: “Se eu afundar, vou levar alguém pra baixo comigo.”

Dalgyal Gwishin

Os Dalgyal Gwishin (literalmente "fantasma cara de ovo") são considerados pela maioria dos coreanos os mais assustadores dentre todos os tipos de Gwishin. As lendas contam que os Dalgyal Gwishin vivem nas montanhas e não possuem um rosto, e que apenas o fato de se olhar para um deles é o suficiente para causar a morte de viajantes que se aventuram nas montanhas desertas na escuridão da noite.

Eles são fantasmas de pessoas que não tinham nenhum parente próximo ou amigos e por isso nunca receberam a devida despedida por sua morte, e por esse motivo estão presos a este mundo.



fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby