Image Map

17 de julho de 2020

Senhora da Montanha de Cobre

۞ ADM Sleipnir
A Senhora da Montanha de Cobre (em russo: Хозяйка медной горы), também conhecida como a Donzela Malaquita, é uma criatura lendária da mitologia eslava e uma personagem de conto de fadas russos, o espírito da montanha das lendas dos mineiros Urais e a senhora dos Montes Urais da Rússia. A chamada "Montanha de Cobre" é a mina Gumyoshevsky, a mais antiga das Montanhas Urais, localizada na cidade de Polevskoy, na região de Sverdlovsk, na Rússia.

Nos contos populares e lendas, a Senhora da Montanha de Cobre é retratada como uma donzela de olhos verdes e extremamente bonita, de cabelos negros e trançados, trajando um vestido feito de malaquita e usando uma tiara também decorada com malaquitas e outras pedras preciosas. Diz-se que ela está sempre cercada por seus criados, pequenos lagartos que podem ser verdes, azuis, dourados ou luminosos. Ela própria costuma ser retratada como um lagarto usando uma coroa. 


A Senhora da Montanha de Cobre é a padroeira dos mineiros, sendo a protetora e proprietária de riquezas subterrâneas ocultas, e aquela que pode permitir ou impedir a mineração de pedras e metais em certos lugares. De acordo com as lendas, aquele que vê a Senhora da Montanha de Cobre fica sob o seu feitiço. Ela demonstra bondade com pessoas boas e artesãos qualificados, ajudando-os a encontrarem jóias e ouro, mas se suas condições não forem atendidas, a pessoa perde toda a sua sorte, habilidade e pode até morrer. 


Em algumas regiões dos Montes Urais, a Senhora da Montanha de Cobre está conectada a outra personagem feminina dos contos populares locais, Azovka, uma garota ou princesa encantada que vive dentro do Monte Azov.

A Senhora da Montanha de Cobre tornou-se uma personagem bastante famosa por sua aparição na coleção de contos folclóricos dos montes Urais (chamados skazs) do escritor russo Pavel Bazhov, chamada Malakhitovaya Shkatulka ("A Caixa de Malaquita"). Ela aparece no terceiro skaz, "A Senhora da Montanha de Cobre" e em 9 outras histórias da coleção, incluindo "A Flor de Pedra", "As Solas das Botas do Gerente" e "Sochen e suas Pedras".


fonte:
  • https://en.wikipedia.org
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby