20 de novembro de 2024

Lac Long Quan

۞ ADM Sleipnir

Arte de Viridai

Lac Long Quan (vietnamita Lạc Long Quân, "Rei Dragão de Lac"), cujo nome verdadeiro era Sùng Lãm,  é uma figura semi-mítica e lendária na história do Vietnã. Seu pai foi Kinh Dương Vương (também conhecido como Lộc Tục)neto de Shennong (conhecido no Vietnã como Thần Nông), e sua mãe era Thần Long, filha de Động Đình Quân, o rei dragão do Lago Động Đình. Lac Long Quan é amplamente reconhecido como o segundo rei da dinastia Hồng Bàng e governante do antigo reino de Xích Quỷ, que antecedeu o estado de Văn Lang.

Lac Long Quan pode ter sido o título passado de um chefe tribal importante, responsável por unificar as tribos Lạc Việt. Seu filho mais velho mais tarde unificaria com sucesso 15 tribos, estabelecendo o reino de Văn Lang e assumindo o título de Hùng Vương, o primeiro dos reis Hùng, fundadores da nação vietnamita.

Em conjunto com sua esposa, Âu Cơ, Lac Long Quan é venerado como o ancestral do povo vietnamita através da famosa lenda da "Bolsa de Cem Ovos" ("bọc trăm trứng"), onde se acredita que o casal deu origem a cem filhos, que se tornaram os fundadores das diversas tribos do Vietnã. 

Arte de Vu Quang

Ancestral do povo vietnamita

Lac Long Quan era conhecido por sua força extraordinária e por sua inteligência, características herdadas de sua linhagem divina. Sua fascinação pelo mar, influenciada por sua mãe, o levou a explorar as praias e as criaturas do oceano. Eventualmente, ele sucedeu seu pai no trono, governando o povo Lạc Việt. Em paralelo, o reino do norte, governado por Đế Lai, tinha uma princesa chamada Âu Cơ, com quem Lac Long Quan se casou para unir suas tribos. Após uma grande celebração, o casal viveu em harmonia, até que Âu Cơ deu à luz uma bolsa de cem ovos, dos quais nasceram cem filhos. Esses filhos cresceram fortes e sábios como o pai, gentis e habilidosos como a mãe, sendo ensinados a cultivar a terra e a viver nobres vidas.

Com o tempo, porém, Lac Long Quan e Âu Cơ perceberam suas diferenças: ele sentia saudades do mar, enquanto ela ansiava pelas montanhas. Decidiram então se separar pacificamente, dividindo seus filhos. Lac Long Quan levou cinquenta para a costa, onde ensinou a pesca, o cultivo de arroz e a arte das tatuagens para afugentar criaturas marinhas. Já Âu Cơ levou os outros cinquenta filhos para as montanhas, onde os ensinou a criar animais, cultivar árvores frutíferas e construir casas sobre estacas de bambu para proteção contra animais selvagens. Essa separação simboliza a diversidade geográfica do Vietnã, mas também a unidade do povo vietnamita, que se autodenomina “filhos do Dragão e da Fada” (con rồng cháu tiên).

Derrotando monstros

Além de ser lembrado como o governante do povo Lạc Việt, Lac Long Quan é reverenciado por suas façanhas heróicas. Em uma época em que Văn Lang ainda era uma terra isolada e subdesenvolvida, ele enfrentou ameaças além das disputas políticas. Duas dessas grandes ameaças foram os monstros lendários: Ngư Tinh, e Hồ Tinh. 

Ngư Tinh vivia nas águas do Mar Oriental. O monstro, com uma boca tão grande que conseguia engolir um barco com dez pescadores de uma só vez, assolava as águas ao redor de Van Lang. Cada vez que nadava, causava ondas tão imensas que destruíam embarcações e afogavam todos que estavam por perto. O monstro havia vivido por séculos em uma caverna submersa, protegida por uma montanha, e a cada dia que passava, mais vítimas caíam nas garras de Ngư Tinh. Determinado a salvar seu povo, Lac Long Quan elaborou um plano engenhoso para derrotar o monstro. Ele construiu um grande navio e forjou uma figura humana de metal incandescente. Em seguida, navegou diretamente para o covil de Ngư Tinh. Quando o monstro viu a figura de metal, acreditou que se tratava de um ser humano e abriu a boca para devorá-la. Lac Long Quan então lançou o pedaço de metal ardente na garganta de Ngư Tinh, que começou a se contorcer de dor enquanto seu corpo queimava por dentro. Mesmo assim, o monstro tentou afundar o navio de Lac Long Quan. Foi então que o rei-sacerdote sacou sua espada e cortou o monstro em três partes, livrando para sempre o povo de Van Lang dessa ameaça.

Após derrotar Ngư Tinh, Lac Long Quan seguiu para Long Biên, onde um novo desafio o aguardava. Nas profundezas de uma caverna sob a Montanha de Pedra vivia Hồ Tinh, uma raposa demoníaca de mil anos com nove caudas. Esse espírito maligno, capaz de se transformar em humano, usava sua habilidade de disfarce para atrair homens e mulheres da aldeia e levá-los para sua caverna, onde os devorava. O povo de Long Biên vivia aterrorizado pela presença da raposa e muitos já haviam abandonado suas casas e fazendas para escapar das garras do monstro. Decidido a pôr fim ao sofrimento do povo, Lac Long Quan confrontou Hồ Tinh diretamente. Ao chegar à caverna da raposa, o monstro sentiu o cheiro de carne humana e saiu de sua toca para enfrentar o intruso. Lac Long Quan então invocou o poder dos elementos, chamando os ventos e os trovões para cercar e enfraquecer a raposa. Após três dias de luta, o monstro, debilitado e encurralado, tentou fugir, mas o herói foi rápido e a decapitou, libertando o povo de Long Biên de mais uma ameaça terrível. Ele desceu até a caverna e resgatou todos os que ainda estavam vivos, retornando com eles para Long Biên.

Lac Long Quan e Thanh Giong

Em uma das versões do mito de Thanh Giong, foi Lac Long Quan quem visitou os sonhos do rei Hung em exercício e lhe disse para encontrar uma pessoa talentosa para salvar o país da invasão do exército An. E essa pessoa era o próprio Thanh Giong.

Culto e Legado

Muitas cidades no Vietnã têm ruas importantes nomeadas em homenagem a Lac Long Quan e Âu Cơ. Ele também aparece na educação primária e em crenças religiosas populares, sendo adorado como uma divindade.

O templo Nội Bình Đà, em Hanói, é um local importante de culto a Lac Long Quan. Durante séculos, imperadores enviaram representantes para organizar festivais em sua homenagem. O imperador Lý Thái Tông emitiu um decreto em 1032 exaltando Lac Long Quan como "o santo rei ancestral que fundou a nação e trouxe paz ao povo".


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby