Image Map

21 de outubro de 2022

Shennong

۞ ADM Sleipnir


Shennong (ou Shen Nong, chinês: 神農, literalmente "Fazendeiro Divino") é um mítico governante e herói da China Antiga e uma divindade na religião chinesa, à quem são atribuídas a criação da agricultura, a preservação das sementes e a irrigação, bem como a invenção do machado, do poço e da enxada. Ele é considerado o pai da medicina tradicional chinesa, em parte por causa do Shennong Bencaojing (神農 本草 經, "Clássico de Ervas de Shennong") um catálogo detalhado contendo 365 medicamentos botânicos diferentes, cuja autoria é tradicionalmente atribuída a ele.

Shennong também é conhecido como Wugushen (五穀神, "Deus dos Cinco Grãos") ou Wuguxiandì (五穀 先帝, "Primeiro Deus dos Cinco Grãos"), e por vezes considerado o mesmo que Yan Di (炎帝, "Imperador do Fogo"), um dos Três Augustos (reis-deuses ou semi-deuses que usaram seus poderes mágicos para melhorar a vida das pessoas). Além de venerado como um herói cultural na China, Shennong também é conhecido no Vietnã, sob o nome de Thần Nông.

Iconografia

Shennong é geralmente retratado como um homem vestindo uma túnica simples feita de folhas, sentado enquanto mastiga alguma erva. Em algumas representações, ele apresenta chifres de touro ou pequenas saliências em sua cabeça, enquanto em outras ele possui uma cabeça de touro completa. Dizem que ele tinha uma testa dura como bronze, um crânio duro como ferro e um estômago transparente, que possibilitava que ele observasse como as ervas que ingeria afetavam seu corpo.

Família

Shennong é conhecido como filho de uma bela princesa com um dragão, embora os nomes de seus pais não sejam claros. Shennong também é considerado por algumas obras como pai ou um ancestral de Huangdi, o Imperador Amarelo. De acordo com o Lushi ( chinês :路史; lit. 'Grande História'), uma história não oficial da China escrita pelo estudioso da Dinastia Song do Sul Luo Mi, Shennong\Yan Di era o pai de Chiyou, que como ele também tinha uma cabeça de bronze e uma testa de metal.

Vida 

Shennong nasceu na atual província de Shaanxi, nas margens do rio Jiang, a sudoeste das montanhas Qi, por volta de 28 a.C. . Desde seu nascimento, estava claro que havia algo especial nele, pois havia nascido com nasceu com um par de chifres de boi em sua cabeça e com a barriga cristalina, de modo que era possível ver o que se passava dentro de seu estômago. Com apenas três dias de vida já era capaz de falar; com cinco, já andava e com sete, já tinha todos os seus dentes desenvolvidos. Aos três anos de idade, Shennong já conseguia arar campos inteiros sozinho.

Conforme Shennong crescia, ele percebeu que a maioria das pessoas em sua aldeia estava doente, fraca ou morrendo de fome e logo chegou à conclusão de que era porque eles sobreviviam com uma dieta pobre de mariscos, frutas e às vezes de carne. Decidido a ajudá-los, Shennong começou a comer todos os diferentes tipos de plantas ao seu redor, usando seu estômago transparente para experimentar e observar os efeitos dessas em seu corpo. Shennong classificou as plantas em três categorias diferentes: superior (não tóxicas e comestíveis), média (plantas com efeitos nocivos leves, mas com uso medicinal) e inferior (venenosas).

Arte de Hunter x Huang

Após passar um ano experimentando centenas de tipos diferentes de plantas, Shennong compartilhou suas descobertas com seus semelhantes e os ensinou a cultivar, para que tivessem uma fonte estável de alimentos nutritivos. Após aprenderem a cultivar plantas e ervas medicinais, a saúde das pessoas aumentou exponencialmente e elas passaram a compartilhar seus novos conhecimentos com as cidades vizinhas.

Shennong foi ainda creditado com várias invenções, como a enxada, o arado, o machado, a cavação de poços, a irrigação agrícola, a preservação de sementes armazenadas usando urina de cavalo fervida, o mercado semanal de agricultores, o calendário chinês (especialmente a divisão em 24 jieqi ou termos solares), ter refinado a compreensão terapêutica de tomar medidas de pulso, acupuntura e moxabustão, e  por último, ter instituído a cerimônia de ação de graças da colheita (rito de sacrifício zhaji, mais tarde conhecido como o rito laji). 

Todas essas contribuições renderam a Shennong um status divino entre os aldeões. Em algumas interpretações de seu mito, ele viria a ser conhecido como Yan Di, ou o “Imperador do Fogo” (já que o fogo era um símbolo importante para o povo de sua aldeia natal), que é considerado um dos três reis mitológicos da China.

A Morte e Ascensão de Shennong

Shennong acabou falecendo após ingerir a flor amarela de uma erva daninha, a qual era particularmente venenosa e cujos efeitos causaram a ruptura de seu intestino. Seus efeitos foram tão rápidos e severos que Shennong sequer teve tempo de preparar um antídoto para neutralizar esse veneno. Acredita-se que ele morreu num local que hoje é conhecido como a "Caverna Shennong". Como recompensa por seus grandes e valorosos atos durante a vida, Shennong foi premiado pelo Imperador de Jade com um lugar em sua corte celestial.

Cultura popular

Shennong permanece popular nos tempos atuais entre os praticantes da medicina tradicional chinesa e fitoterapeutas, sendo também considerado o deus patrono dos fazendeiros e comerciantes de arroz. Embora seja difícil encontrar um de seus templos em uma cidade, santuários dedicados a Shennong podem ser facilmente encontrados em todo o interior da China.

O aniversário de Shennong é celebrado no dia 26 do quarto mês do calendário lunar com sacrifícios de animais de fazenda como ovelhas, bois e porcos. Na província de Hubei, uma área conhecida por sua riqueza em recursos naturais, plantas raras e agricultura, há uma reserva natural chamada Shennongjia, nomeada em homenagem à Shennong e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Há relatos de pessoas que visitaram o local sobre o avistamento de um "homem selvagem" vagando por lá.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Interessante essa mitologia chinesa uma pergunta quem ganharia numa batalha Asclépio o deus grego da médica ou Shennong deus médico da china

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma lenda em que Shennong é dito ser o mesmo que o Imperador do Fogo, que guerreou contra o Imperador Amarelo e foi derrotado. Se forem realmente a mesma pessoa, mostraria um caráter militar que Asclépio não possui. Portanto, apostaria no Shennong.

      Excluir
  2. Não falei batalha militar e sim de conhecimento medicinal

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby